Se você é um frequentador assíduo de cafeterias, ou mesmo se costuma acompanhar o universo do café pelas redes sociais, com certeza já se deparou com bebidas decoradas, drinks e espressos tirados à perfeição, feitos para estimular todos os sentidos.
Mas você sabe quem é o responsável por preparar tudo isso?
A figura do barista vem conquistando espaço no mercado de trabalho e provando que, para se dar bem na profissão, é preciso muito mais do que simplesmente saber fazer um bom café.
Quer conhecer melhor a profissão de barista e descobrir alguns segredos do trabalho? Veja as curiosidades que listamos aqui:
1. O barista é um profundo conhecedor de tudo que se relaciona ao café
E acredite, há muito a se conhecer! Além de todo o aspecto prático da profissão de barista, que envolve o preparo do café, é preciso ter um conhecimento técnico profundo:
- da cadeia produtiva;
- das características de cada tipo de grão;
- da preparação de blends;
- das inúmeras formas de manejo do café;
- dos processos de beneficiamento e seleção dos grãos;
- das particularidades de cada região produtora;
- da torra, moagem e critérios de qualidade;
- do funcionamento dos equipamentos e maquinários de preparo das bebidas.
Existem diversos cursos destinados a quem deseja exercer a profissão de barista, com durações que variam de algumas horas a vários meses de treinamento intensivo — o que nos leva à próxima curiosidade.
2. O barista precisa estar em constante treinamento e aperfeiçoamento
Você pode imaginar que, com o maquinário adequado, tirar um espresso é uma tarefa simples. Mas não se engane: até mesmo na hora de preparar o café mais básico, o barista deve saber regular corretamente à máquina e determinar a temperatura e pressão adequadas e o tempo exato de contato entre a água e o pó.
Além disso, as técnicas e processos do preparo de bebidas a base de café estão em constante aperfeiçoamento, o que exige que o barista participe de cursos, workshops, treinamentos e vivências para aprimorar seu conhecimento e se manter atualizado com as tendências do mercado.
3. A profissão de barista é comemorada no dia 24 de maio
Apesar de ser uma profissão relativamente nova no Brasil, os baristas já conquistaram seu espaço na Europa e ao redor do mundo. A própria denominação “barista” vem do italiano baristi, e significa “atendente de bar”. Mas aos poucos o termo passou a ser usado apenas para designar o profissional especialista em café, responsável pelo preparo da bebida em cafeterias.
Em São Paulo, a profissão de barista já é plenamente reconhecida e é comemorada juntamente com o Dia Nacional do Café, em 24 de maio. Vai um cafezinho para brindar?
4. O barista deve encantar os clientes por meio de seu trabalho
Os coffee lovers hão de concordar: o tradicional café preto da padaria não pode ser comparado a um espresso preparado com grãos selecionados de qualidade gourmet. Da mesma forma que o pingado servido no copo de vidro não satisfaz o paladar da mesma forma que um latte (com direito a espuma decorada e servido em uma xícara especial).
Por lidar diretamente com o público, o barista deve ter uma série de qualidades essenciais para ter sucesso na profissão: ser simpático, comunicativo, criativo e bem humorado, cuidar bem da apresentação pessoal e saber antecipar os desejos dos clientes.
O trabalho também envolve dar sugestões, responder perguntas e, principalmente, prezar pela qualidade das bebidas servidas, para surpreender o paladar do cliente e garantir sua satisfação.
E você, já conhecia a profissão de barista? Lembrou de outras curiosidades a respeito desse trabalho? Conte pra gente aqui nos comentários!
Nós somos o Troco do Café. Conhece a nossa plataforma?
O Troco do Café fortalece o direct trade pois dá acesso aos produtores venderem seu café diretamente ao consumidor final. Bem como dá acesso aos brasileiros a encontrarem os produtores que estão produzindo qualidade. Viste o Troco do Café! O marketplace de cafés especiais do Brasil! Encontre tudo para ter a melhor experiência com o seu cafezinho!