EduCAFÉ

6 fatos incríveis sobre o cafezinho

Você é uma daquelas pessoas que busca sempre aprender um pouco mais sobre seus assuntos preferidos? Pois saiba que seja para aconselhar os amigos ou aperfeiçoar suas técnicas, existem algumas curiosidades sobre o café que você precisa conhecer!

Uma das bebidas mais populares do planeta, o café é ainda mais interessante do que parece. Hoje, vamos contar a você alguns fatos incríveis sobre esse grande parceiro que nos mantém acordados durante o dia e é uma excelente companhia para socializar. Continue a leitura e descubra alguns dos principais segredos do cafezinho:

1. Quanto mais escuro, mais forte, não significa mais cafeína

Ao contrário do que muitos pensam, o volume de cafeína não é diretamente proporcional à tonalidade escura da bebida. O café mais escuro, mais forte, não irá nos deixar ainda mais acordados.

2. A cafeína age quase instantaneamente

A cafeína leva cerca de 10 minutos para começar a agir no seu organismo. É essa característica, inclusive, que popularizou a bebida.

3. O café pode matar…

Mas calma! Para o café se tornar letal, você precisa ingerir cerca de 100 xícaras, uma atrás da outra. Por isso, não participe de nenhum concurso de quem bebe mais rápido, ok?

4. … mas também é ótimo para a saúde!

Na verdade, ele faz mais bem que mal: tudo vai depender da quantidade ingerida. Uma pessoa que bebe de 3 a 5 xícaras por dia tem menos chances de ter depressão (no caso de mulheres), disfunção erétil (no caso dos homens), e mal de Alzheimer (em ambos os casos).

Além disso, a bebida ajuda a queimar calorias, sendo uma excelente companhia para quem procura emagrecer. Afinal, o café otimiza os resultados dos exercícios físicos e ainda acelera o metabolismo.

5. É a bebida mais consumida do mundo

A popularidade do café é global. De acordo com o The Hunffington Post, são consumidas 500 bilhões de xícaras todo ano ao redor do planeta. Sua popularidade se dá pelos benefícios trazidos não somente pela cafeína, mas por todos os nutrientes que estão contidos no fruto de origem.

A bebida é consumida das mais variadas maneiras, sendo a sua forma pura a mais comum. Opções como o latte e o cappuccino também foram contabilizadas nesse levantamento.

6. O café não é natural do Brasil

Apesar de ser o maior produtor de café da atualidade, o Brasil não é o país nativo do fruto que dá origem à bebida. Na verdade, ele é natural do leste da África: na Etiópia, o café faz parte da vegetação local.

Já a infusão do grão na água quente e o processo de produção que conhecemos nos dias de hoje são originários do Oriente Médio. A primeira cafeteria do mundo surgiu em Constantinopla, em 1475. Daí em diante, a expansão se tornou mundial.

Os fatos listados acima são apenas algumas de tantas informações interessantes que existem sobre o assunto. Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o café? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos apaixonados pela bebida!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!