EduCAFÉ

A arte da aeropress: como fazer cafés como um barista profissional?

O universo do café está repleto de invenções curiosas. Desde canecas exóticas a moedores manuais e dispositivos para manter a bebida aquecida, os coffee lovers de todo o mundo acompanham as novidades com muito interesse.

Algumas vezes, o que parecia uma boa ideia acaba se revelando uma grande furada, mas pode ser que uma descoberta inusitada acabe se tornando tendência e revolucionando a maneira como se toma o café. É o caso, por exemplo, da aeropress.

Criada em 2005 por — veja só! — por um fabricante de brinquedos, a aeropress funciona de maneira similar à uma seringa, e atualmente é uma das maneiras mais práticas e versáteis de preparar um cafezinho e se sentir como um barista profissional.

Quer saber mais sobre as características e vantagens da aeropress? Veja o que trouxemos para você:

Como funciona a aeropress

A aeropress é composta por duas peças de plástico (um pistão e uma camisa), além de uma cesta destinada a acomodar um filtro circular. Seu funcionamento é simples e tem algumas similaridades com o preparo no coador:

  • o preparo se inicia com o aquecimento da água;

  • o deve ser colocado no recipiente adequado, sob o filtro;

  • deve-se adicionar a água quente na quantidade desejada;

  • com o êmbolo, é feita pressão para empurrar o líquido em direção ao coador;

  • o café sai pronto diretamente no recipiente colocado embaixo da aeropress.

O aeropress oferece uma vedação hermética que aumenta a pressão na hora da extração do café. Ao contrário das máquinas de espresso, que funcionam a partir da pressão da água, na aeropress a pressão é exercida pelo ar.

O tempo de infusão gira em torno de 2 minutos: em um piscar de olhos tem-se uma xícara de café extraído de forma prática e sem complicações!

O café preparado na aeropress

O método de preparo do café na aeropress combina a filtragem (como a dos coadores) com a pressão (das máquinas de espresso). Isso faz com que o tempo de contato entre a água e o pó diminua, resultando em um café forte, menos ácido e praticamente sem amargor.

O uso do pistão contribui para a extração dos açúcares e óleos essenciais do café, fazendo com que a bebida tenha uma textura leve e com aromas incomparáveis.

Uma característica interessante desse equipamento é que o resultado final depende dos ingredientes utilizados e, principalmente, de quem o prepara. Cada pessoa exerce pressão no êmbolo de forma e intensidade diferente. Dessa forma, cada café preparado na aeropress é único!

Vantagens da aeropress

Cada apreciador de café tem suas preferências pessoais com relação ao tipo de grão e à forma de preparo da bebida, mas existem alguns benefícios inegáveis no uso da aeropress:

Praticidade

Sem necessidade de equipamentos caros ou utensílios com diversas peças, é possível obter um café gourmet digno das melhores cafeterias. Além da rapidez no preparo e da praticidade, a limpeza também não oferece dificuldades: basta descartar o filtro de papel (quando for o caso) e lavar as peças.

Portabilidade

De tamanho reduzido e dispensando o uso de energia elétrica, a aeropress é uma cafeteira portátil que pode ser utilizada em qualquer lugar onde se tenha acesso a água quente, como acampamentos, viagens ou mesmo no conforto da própria casa.

Versatilidade

A aeropress é tão versátil que permite preparar diversas bebidas: de cappuccino e mocaccino a chás de ervas, mas sem dúvidas o equipamento se destaca na extração de cafés gourmet e especiais.

Uma das maiores vantagens da aeropress é a possibilidade de experimentar diversos tipos de café, espessuras de moagem, tempo de extração e intensidade da pressão no êmbolo. Assim, cada um pode preparar sua bebida da maneira que mais agrada o seu paladar!

Quer preparar o seu café na aeropress, encontre no site do Troco do Café.

Gostou de saber mais sobre o uso da aeropress e quer acompanhar outras novidades? Assine nossa newsletter e continue por dentro das maiores tendências do mundo do café!

Nós somos o Troco do Café. Conhece a nossa plataforma? 

O Troco do Café fortalece o direct trade pois dá acesso aos produtores venderem seu café diretamente ao consumidor final. Bem como dá acesso aos brasileiros a encontrarem os produtores que estão produzindo qualidade. Viste o Troco do Café! Encontre tudo para ter a melhor experiência com o seu cafezinho!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!