EduCAFÉ

Café e whisky, o que eles possuem em comum?

café em barril de carvalho

Se você é daqueles que nas festas de formatura ou casamento sempre tem na mão um copo daqueles menores que o de cerveja e as pessoas ficam te olhando diferente. Que o garçom com o whisky e o balde de gelo sempre calha de parar ao seu lado, mesmo você reclamando por ele querer colocar gelo na sua bebida. 

Se a sua companheira todo domingo de manhã vira fitness e quer que você tome suco verde. Você gentilmente se recusa e toma seu café sem açúcar bem concentrado. Depois espera a hora do almoço para tomar aquela cola-cola trincando.

Você é um dos nossos! Você faz parte da tríade das melhores bebidas do mundo: whisky sem gelo, café sem açúcar e coca-cola trincando!

Hoje vamos falar de um assunto que certamente lhe interessará: cafés envelhecidos em barril de whisky. Que ótima combinação, não é mesmo?!

Como você deve saber, nesse meio dos cafés especias tem muita gente obstinada. Eles experimentam cafés do mundo todo, testam milhões de receitas para passar um café, fazem cada drink com dose de espresso que dá água na boca só de ver a preparação.

Pois é, os iluminados não param nunca. Agora eles estão deixando o grão do café verde, antes da torra, descansar em barril de whisky. São mestres, que uniram essas duas bebidas, e o resultado está dando o que falar.

Veja esse vídeo! Um pouco longo mas super bacana.

Conhece a Starbucks? Ela também não ficou para trás, confira aqui neste link.  

O café e o barril de carvalho

Esses caras inquietos são muito observadores. Quem nunca percebeu que tudo aquilo que é envelhecido em barril de carvalho fica mais saboroso?

Mas eles conduziram essa observação para a prática. Como vocês podem ver no relato deste vídeo e de outros que estão indo pelo mesmo caminho, foram necessários muitos testes, experimentos e avaliações para chegar na excelência que eles buscavam.

A constatação? Sim, faz diferença.

A receita do café envelhecido em barril de whisky

O primeiro passo é a escolha do grão de café, ou do blend de grãos. Nessa fase começam os primeiros testes para se entender quais atributos o café deve possuir para que o resultado final do processo seja realmente fantástico.  

Esse café, no seu estado cru (verde), antes da etapa de torra, é colocado dentro do barril de carvalho.

O barril é selado e de tempo em tempo é girado, de maneira que todo o café entre em contato com a superfície do barril.

A frequência com que o barril será girado e quanto tempo o café ficará armazenado varia. Além da escolha certa do grão, isso faz toda a diferença no processo. 

No tempo em que o café fica dentro do barril de carvalho algumas características tanto de um quanto de outro são trocadas ou combinadas, criando um novo aroma e novas substâncias. O álcool ainda presente no barril também entra neste processo, sendo absorvido pelo grão de café.

Tem álcool no café?

Depois de um tempo o barril é aberto e o café vai para a torra.

A torra transforma o grão cru e verde no grão marrom como estamos habituados a ver. Neste processo o grão entra em contato com altas temperaturas, logo não é esperado sentir qualquer gosto alcoólico quando beber este café, já que o álcool seria todo evaporado.

Mas se não tem mais álcool, o que tem de diferente neste café?

O tempo de contato entre o café e o barril de carvalho faz com que algumas substâncias do café sejam alteradas ou adicionadas, trazendo uma explosão de sabores e aromas para sua bebida.

Após a etapa da torra vem a fase do envase. Como pode ser visto no vídeo, algumas empresas então colocando o café em garrafas com bico alongado, como as do próprio whisky.

Percebeu o formato? Pois é, ele garante que assim que você abra a embalagem você já seja arrematado por esses novos aromas.

E no Brasil, onde posso encontrar o café envelhecido em barril de whisky

Nós do Troco do Café estamos em busca de alguém que faça esse café aqui no Brasil. Quem sabe até mesmo no barril de cachaça, será que dá certo? Se souber, conte para nós!

Acesse a plataforma Troco do Café e encontre cafés super interessantes produzidos no Brasil. São cafés de qualidade que vem diretamente do produtor, além de diversas torrefações e cafeterias.

Gostou de saber sobre café envelhecido em barril de whisky? Quer experimentar esse café? Nós também!!

Conhece mais amigos da tríade: café sem açúcar, coca-cola trincando e whisky sem gelo?! Compartilhe com eles este post nas suas redes sociais!

Conheça nosso canal no YouTube.

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!