Cafés do Troco

Saiba mais sobre o Café da Fazenda Ninho da Águia

De onde vem a qualidade do Café da Fazenda Ninho da Águia

A Fazenda Ninho da Águia está localizada na Região das Matas de Minas, na cidade de Alto Caparaó. A propriedade faz divisa com o parque Nacional do Caparaó, santuário ecológico repleto de trilhas, cachoeiras e belezas naturais. Onde fica o Pico da Bandeira.

Seja pela localização mais que especial, entrecortada por nascentes de águas límpidas. Seja pelo trabalho extremamente rigoroso, delicado e dedicado. Seja pelos mais de 10 anos de prática e aprendizado no cultivo de cafés especiais. Seja por uma lista de atributos que podem aqui ser listados, mas que nenhum deles consegue de fato explicar a explosão de sabores e sentimentos ao se degustar o café do Clayton e Sr. Aídes. Ali tem um algo a mais.

Um surfista a cavalo em Alto Caparaó

Clayton, filho do Sr. Aídes, foi o primeiro a retornar para fazenda, enquanto a família tentava a vida em São Paulo.

Seguindo o modelo inverso, ainda hoje contraditório, a oportunidade de estudar e seguir carreira na cidade foi substituída por uma vida de muito trabalho e poucos caprichos de um jovem cafeicultor.

Quando Clayton voltou para fazenda  tinha apenas 22 anos.

Difícil saber para quem era mais diferente. Para aquele jovem surfista ex-morador de São Paulo viver no meio da zona rural, sem televisão ou distrações. Ou para o pacato povo de Alto Caparaó, ao se deparar com um surfista tatuado andando a cavalo para lá e para cá, cheio de ideias e vontade de elevar a qualidade do café ali produzido.

Lembrando que isso era final de década de 90.

A coroação da persistência

Bom, de fato muita coisa aconteceu tanto na vida de Clayton como naquela pequena cidade.

Em 2014, após muito empenho, dedicação, observação, estudo e principalmente persistência, Alto Caparaó entrou no mapa mundi dos cafés especiais!

O café daquele doido a cavalo ganhara o prêmio de Coffee of de Year em um evento que recebeu mais de 150 amostras de todo o Brasil.

Sr. Aídes voltou para fazenda levando a família, e toma conta da propriedade juntamente com o filho Clayton.

É o próprio Sr Aídes quem muitas vezes recebe os visitantes interessados em conhecer mais sobre cafés especiais, e dá uma aula de sabedoria e simpatia.

Clayton continua inovando e atingindo resultados cada vez mais interessantes. A persistência e a louca vontade de trazer uma experiência diferente para aqueles que bebem do café da Fazenda Ninho da Águia  só aumenta.

O reconhecimento no Brasil e no Mundo do café da Fazenda Ninho da Águia

Hoje o café do Clayton e Sr. Aídes é conhecido e respeitado no Brasil e no mundo.

Não é difícil ver os melhores mestres de torra do Brasil e as torrefações mais renomadas do mundo em busca do seu café.

A Fazenda Ninho da Águia é defensora do consumo de café de qualidade e colaboradora do site Troco do Café.

Experimente o café da Fazenda Ninho da Águia, acesse o Blog do Troco do Café.

Sobre o autor

Laila Agresta

Empreendedora, apaixonada por desvendar novos sabores e lugares. Se impressiona a cada dia mais com o café e todas a pessoas envolvidas nesta cultura. Em paz, sempre em busca de algo que a leve para o próximo nível, seja de auto-conhecimento, seja de potencial de modificação das coisas, seja no entendimento daquilo que realmente importa.