Faça você mesmo

Como fazer cold brew em casa usando uma Prensa Francesa

café extraido a frio

Em setembro a temperatura já começa a esquentar e a vontade de beber bebidas geladas aumenta. Sucos, chás gelados, refrigerante: vale de tudo. O vinho sai um pouco de cena e a cerveja fica ainda com mais força.

Mas… e o café? Você sabia que existe uma opção super saborosa para tomar seu café geladinho? Aliás, existem várias: afogatto (café com sorvete), drinks com café, frapputtinos (tipo aqueles do Starbucks), entre outras.

Mas hoje vamos falar do café extraído a frio, mais conhecido pela sua denominação em inglês: o Cold Brew. Vamos mostrar uma receita simples de cold brew que você conseguirá fazer um ótimo cold brew na sua própria casa.

Receita de cold brew

Existem inúmeras receitas de cold brew. Utilizando uma infinidade de utensílios diferentes, com uma infinidade de proporções de água e café, dentre outros aspectos que diferenciam uma receita de outra. 

Vamos passar uma simples, que você pode fazer em casa. 

Confira o vídeo no nosso canal para ver como é fácil. Continue com a gente! Vamos explicar os 7 passos para preparar um charmoso cold brew na sua casa.

1. Escolha o café da sua preferência

Escolha seu café em grão. Se usar os cafés já moídos, normalmente eles já vêm moído muito finos. Com uma moagem muito fina, o café infelizmente não fica bacana.

Escolha um café especial, de qualidade. Se usar um café de baixa qualidade, como esses tradicionais de mercado, não vai ficar gostoso. Entenda o que é um café especial aqui.

Para as primeiras receitas, recomendamos que você não utilize um café caro. Recomendamos um café que custe até R$ 20,00 o pacote de 250g, ou algo que siga essa linha.

Quanto a torra, isso é muito pessoal. Em geral as torras claras não são as mais recomendadas já que o cold brew acaba ressaltando os sabores chocolate, amendoado, caramelo. O mais recomendado são as torras médias e média escuras. Pessoalmente fico com a média-média.

Em resumo: café em grão, especial, torra média.

Simplificou? No site Troco do Café qualquer café em grão que escolher você estará bem servido.

2. Moagem do Café em grão

A moagem do grão é a mesma utilizada para o preparo tradicional da Prensa Francesa, também chamada de French Press.

A moagem recomendada é a grossa, na qual você consegue ver os pedacinhos do grão, tipo uma aveia. Algo entre a moagem média para a grossa fica legal. Eu pessoalmente não uso a moagem mais para média. 

Em resumo: você precisa ver os pedacinhos do grão. Moagem de média a grossa fica bom.

3. Proporção de café e água no cold brew

Aqui, novamente, vai do gosto pessoal (com o tempo vocês vão se acostumar com isso!). A proporção recomendada de água e café é de 7:1 ou seja, a cada 1 litro de água utilizar 140g de café.

Eu uso um pouco menos de café, mas tudo é teste. Lembrando que se sua prensa tem 1 litro (e ainda vai entrar o café na receita), faça quantidades um pouco menores, tipo 800 ml de água para 115 g de café por exemplo.  Assim vai caber tudo no recipiente.

Em resumo: 800 ml de água temperatura ambiente para 115g de café.

4. Misture a água e o café moído

Pegue o café já moído e coloque no fundo do recipiente da prensa francesa. Adicione a água em temperatura ambiente conforme a quantidade indicada no item anterior. Depois mexa.

Coloque a tampa da prensa francesa, sem baixar o embolo.

Em resumo: no recipiente da prensa francesa coloque o café, depois a água. Mexa e tampe. Sem baixar o êmbolo.

5. Tempo de descanso para fazer o cold brew

A chave do cold brew, o que faz ele ser tão especial, é que o café não é passado na água quente como estamos acostumados. É daí que vem a denominação “extraído a frio”. A água em temperatura ambiente entra em contato com o café e deixamos essa mistura descansar por 12h em média.

Alguns colocam na geladeira. Mas o mais usual é não refrigerar (essa também é a minha preferência pessoal!).

Ao longo dessas 12 horas vai ocorrendo a extração.

Em resumo: deixe descansar por 12h em temperatura ambiente.

6. Passar o café

Ao final de cerca de 12h de extração o cold brew está pronto. Agora você pode “passar seu café” baixando o embolo da prensa francesa ou French Press até o final.

7. Opcional filtrar o cold brew

Como etapa opcional, depois das 12 horas e antes de servir, você pode passar o conteúdo da prensa francesa em um filtro de papel. Assim você retira qualquer possível partícula menor que tenha passado. O resultado é uma bebida mais limpa.

8. Sirva

Seu cold brew está pronto. Você pode servir com gelo e um pouco de leite. Além de dar um efeito bárbaro, fica super gostoso.

Em resumo: servir com gelo e ou leite.

Voilá!

Você pode encontrar a prensa francesa, o café e uma balança mais simples no site do Troco do Café!

Essa foi a minha colaboração para este blog, na parte Faça Você Mesmo. Você, como eu, também pode contribuir com sua experiência. Entre em contato por aqui e mande seu texto ou vídeo. 

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!