EduCAFÉ

É possível comprar café direto de produtores rurais?

Sustentabilidade e responsabilidade social são assuntos que estão sempre em pauta em todo mundo. Para os consumidores, isso envolve quem se preocupa com o meio ambiente e busca produtos de procedência confiável.

Quando falamos sobre o consumo de café no Brasil, os amantes do famoso cafezinho querem cada vez mais garantia de origem, boa procedência e qualidade. Por esse motivo, comprar café de produtores rurais tem sido uma prática cada vez mais valorizada.

O contato direto entre o produtor e o consumidor, sem intermédio de outras empresas ou terceiros que façam o serviço de venda, quase sempre promove uma compra mais justa. Entretanto, existem algumas regras e normas que devemos estar atentos nesse tipo de relação.

No post de hoje, vamos tratar desse assunto e tirar possíveis dúvidas para você!

Quer conhecer mais sobre cafés direto do produtor, conheça as histórias de alguns produtores aqui.

Este post tem chamado atenção daqueles que querem comprar café direto do produtor, bem como aqueles produtores que querem vender o seu café.

Nos comentários, depois do final desse texto, possui alguns contatos de produtores e interessados em comprar café. Fique a vontade para deixar o seu.

Daqui em diante vamos seguir com algumas informações gerais. Mas se você é um daqueles que querem deixar o seu contato ou mensagem aqui, pode seguir para a parte “Dicas para deixar sua mensagem“, ao final.

Fair Trade Café

O Fair Trade é uma expressão em inglês que significa comércio justo. Essa expressão pode ser utilizada em qualquer área de negócio, desde que o vendedor esteja recebendo um valor justo pelo seu produto ou trabalho e o comprador esteja da mesma forma pagando um valor justo.

As relações regidas pelo Fair Trade são mais saudáveis e equilibradas por beneficiar os dois lados da cadeia, neste caso os dois saem satisfeitos. Um tem condições de manter e reinvestir na sua produção e o outro de continuar comprando, criando assim um relacionamento de longo prazo.

Visando o fortalecimento desse movimento foi criada uma certificação para isso, pela Fairtrade Labelling Organizations International (Flo), com sede na Alemanha. O objetivo principal é que o produtor, lado mais injustiçado nas transações comerciais, receba um valor mais justo pela sua produção.

Essa certificação pode ser considerada uma alternativa ao mercado dos grandes produtores latifundiários, porque o selo Fair Trade só pode ser obtido por cooperativas em que mais da metade dos membros se enquadram na agricultura familiar.

A partir daí, são avaliados os padrões de qualidade, meio ambiente e a responsabilidade social que envolvem a produção e venda do produto.

Trata-se de uma espécie de acordo comercial que busca transparência e sustentabilidade, estabelecendo maior competitividade àqueles que estão à margem do mercado.

Locais onde encontrar café direto do produtor

Nosso país é o maior produtor e exportador de café do mundo. Os pequenos produtores já encontraram algumas formas eficientes de crescer e se desenvolver, inclusive a associação nas cooperativas é uma delas.

Procure saber se existe, na sua cidade ou região, alguma feira especificamente voltada para a agricultura familiar! Lá, você vai encontrar grãos frescos, com aquele cheirinho de café moído na hora, com preço justo e de qualidade garantida!

Mas fique atento: procure pelo selo e iniciativas de Fair Trade, ou converse com o vendedor para entender se as práticas ali exercidas são justas.

O Troco do Café é uma iniciativa que pretende colocar os produtores rurais, torrefadoras e outros produtos relacionados ao café em contato direto com o público consumidor, levando aos amantes da bebida o acesso a um produto de preço justo e de qualidade garantida.

Dentro da nossa realidade, é perfeitamente possível comprar café direto de produtores rurais pela internet. Assim, você pode adquirir cafés especiais das mais diversas regiões cafeeiras do país com a garantia do Comercio Justo.

Alguns princípios do Fair Trade

Preço Justo

É definido o um preço mínimo como base para cobrir de maneira sustentável a produção dessas cooperativas. Ainda é possível financiamento da produção e antecipação do pagamento da safra

Sustentabilidade e transparência

Para adquirir o selo Fair Trade Café, as cooperativas devem garantir total respeito ao meio ambiente na sua cadeia produtiva, além do respeito e transparência no que diz respeito às normas trabalhistas nacionais e internacionais, fortalecendo também os laços comunitários na região onde estão instalados.

Segurança e educação

A segurança nas atividades de trabalho precisa ser priorizada e as crianças devem frequentar a escola

Dicas para deixar sua mensagem

Temos recebido contatos, além dos comentários no final do post, pelo whatsapp e por e-mail. O legal de concentrarmos tudo aqui nos comentários finais é que você ficará visível (tanto quem quer comprar, como quem quer vender) para os leitores do Blog Troco do Café e para outras pessoas que estão buscando esse tipo de informação.

Sugestão de informações para deixar na sua mensagem

Essas são algumas sugestões de informação.

Nome e Telefone, se está interessado em comprar ou vender, se é café cru/verde ou torrado, se for torrado, se é em grão, moído ou os dois tipos. Cerca de uma saca (60 kg), pacotinhos para consumo em casa ou vender, ou mais de uma saca.

Muito bom, a maioria já está colocando todas essas informações. Outra coisa importante seria.

Se procura ou possui café normal/tradicional, café gourmet ou café especial (faixa de pontos).

Não precisa saber tudo, mas quanto mais informações você colocar, mas fácil as pessoas vão te encontrar.

Papel do Troco do Café

Vamos trocar e divulgar suas informações. Esperamos que vocês façam bons contatos.

O que esperamos de vocês que deixaram seu contato aqui. Que sejam transparentes e honestos. Isso nunca é demais para gerarmos bons negócios.

Curtiu nossa iniciativa!? Nos siga nas redes sociais. Insta @trocodocafe e Face facebook.com/trocodocafe

This blog about specialty coffee is for sale. Esse blog sobre café especial está a venda.

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!