Você e o Café

O café une as pessoas, você tem algum grupo de WhatsApp falando sobre café?

grupo de whatsApp café

Para entrar no novo peça para ser adicionado pelo zap: (27) 99640-9292

A cada dia mais escutamos e vemos frases como “o café une as pessoas”, “o café aproxima”, entre outros jargões. Mas como dizem “o povo aumenta mas não inventa”. De fato esse fenômeno de união por meio do café é verdadeiro, e hoje vou mostrar isso para vocês.

A maioria dos cafezeiros, coffeelovers e amantes do café que conheço possuem pelo menos 4 grupos de WhatsApp falando sobre café.

Os grupos de zap menores como as confrarias: reuniões de alunos de curso de barista ou torra; amigos que tem a paixão pelo café em comum; e muitos outros. São constantemente usados para marcar os próximos encontros, mandar fotos pessoais tomando aquele cafezão, mostrar os novos brinquedinhos (métodos de preparo de café) e trocar figurinhas.

Os grupos de zap falando sobre café que são maiores, geralmente são usados para solicitar dicas e informações, para discutir novas descobertas e testes e acabam gerando muita informação sob diferentes pontos de vista.

Os integrantes desses grupos muitas vezes nem mesmo se conhecem!Por vezes as pessoas nunca chegam a se conhecer, mas é muito comum pessoas chegarem até você e falarem: “ei, sou fulano do grupo tal de café, conversamos sobre um assunto bacana esses dias pelo zap”. Ou seu amigo te introduz a outras pessoas e diz: “ei, esse é o fulano, vocês já se conhecem pelo grupo de zap tal”.

Aí está ele, grupo de whatsapp café!

O que seria verificado nesses grupos de WhatsApp falando sobre Café

Se houvesse uma maneira do WhatsApp fazer um levantamento de toda a infinidade de grupos focados em café que atualmente existem no Brasil, acredito que seria constatado que:

  1. Não somos assim tão criativos para criar os nomes dos grupos. Teríamos vários nomes sendo insistentemente repetidos, como Coffee lovers, amigos do café…
  2. Cada pessoa sempre tem um ou dois grupos favoritos, que se dedica com mais carinho, que se apressa mais para ler e responder as mensagens.
  3. Estão surgindo novas amizades e parcerias a partir de um contato inicial por meio desses grupos de WhatsApp Café.

Sobre a foto deste Post

A foto no topo deste post foi tirada em um dos encontros do grupo de zap em que participo chamado #confrariaCafé. Não estavam todos os 10 participantes, mas um deles eu conheci neste exato dia, em que fomos ao seu sítio conhecer o cafezal e seu pequeno laboratório voltados para o café.

O laboratório ocupava grande parte da sua sala de estar, havia cafés verdes e torrados de diferentes lugares. O mais bacana eram as adaptações aos métodos de preparo e sistemas de torra que ele usava.

Um outro colega que participou do encontro foi incluído ao grupo no final do passeio.

E adivinha como o encontro foi marcado? Pelo grupo de WhatsApp Café, claro! “Ei, vi que vocês vão passar de carro aqui na minha região, passem aqui para conhecer o sítio e tomar um café : )”

Comprovando o fenômeno

Escolhi 6 amigos amantes de café e pedi para que eles me contassem quantos grupos de whatsapp falando sobre café eles atualmente participam. Dois amigos de São Paulo, dois de Minas Gerais e dois do Espirito Santo, já que são nestes locais que estão concentrados a maioria dos meus amigos cafezeiros.

O resultado foi o seguinte:

Em São Paulo, um tem 7 e outro tem 6 grupos;

Em Minas Gerais, um tem 4 e outro tem 6 grupos;

No Espirito Santo, um tem 6 e outro tem 8 grupos.

Realmente é um fenômeno.

Observei isso alguns dias atrás e resolvi escrever. Não sei se é um assunto que vai interessar as pessoas, mas de fato fico curiosa para saber como estará este cenário daqui a um ano, ou cinco.

Será que vai aumentar? Serão utilizados outros canais de comunicação? Esse tipo de paixão vai ser comunicada entre os amantes de forma mais silenciosa? Tudo isso faz parte de uma descoberta que levará a outros amores no futuro?

Estamos de olho!

Somos do Troco do Café, se você se interessou por este post também irá se interessar pelo nosso canal no youtube, nosso facebook e nosso insta @trocodocafe.

Somos um marketplace de cafés especiais e na nossa plataforma damos acesso aos produtores de cafés especiais venderem cafés diretamente a você. Lá você também encontrará diversos métodos de preparo de café e muita informação.

Esse post foi publicado em 2017. Da lá para cá muitos grupos acabaram e outros surgiram. Eu pessoalmente participo somente de dois no momento.

O grupão do zap sobre café acabou final de 2018 e decidimos reativá-lo nesta quarentena de 2020! Estamos unindo forças para retomar! Quer falar sobre café??

Para entrar no novo peça para ser adicionado pelo zap: (27) 99640-9292

Nos acompanhe e, fale bem de nós nos seus grupos de zap.

Qual o nome do seu grupo de Whatsapp Café?

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!