Cafés do Troco

Guima Café, ou seria o café da moda?

Você gosta de moda? Bom, depende.

A moda que todos então seguindo: mesma botinha cano baixo, mesmo baumer para a barba, estampas idênticas de abacaxi pela rua (e milhões de iguais pela cidade!). Esse tipo de moda não gostamos.

Já a moda que dita a tendência, que recria a nossa relação com os objetos, que ousa em um desfile de estampas e mostra carros de luxo em uma garagem em NY… Aquela que diz muito sobre nós pela maneira como nos vestimos, pelo design ou estilista. A moda com inovação, criatividade, ousadia, que implicitamente significa vanguarda. Hahhh essa sim, é fantástica! Dessa nós gostamos, e gostamos muito!

Mas o que essa moda criada nos desfiles e nas cabeças daqueles que estão fazendo a diferença tem a ver com o café? Mais ainda, o que essa moda tem a ver com o Guima café?

Sobre o Guima Café

O Guima café é cultivado em um conjunto de fazendas do cerrado mineiro. A união das fazendas São Lourenço, Brasis e Santa Rita produzem cerca de 40 mil sacas de café, com alta qualidade, levando o equilíbrio característico do nosso cerrado mineiro para todo o mundo.

Predominantemente voltadas para a exportação, as fazendas enviam o café brasileiro, principalmente, para os Estados Unidos, Japão e Itália. E tem que ter muita qualidade para exportar café especial para esses países. 

Exportadores há mais de 10 anos, os proprietários canarinhos, observando a mudança no consumo de cafés no Brasil, ou seja, o aumento do interesse dos brasileiros em consumir cafés especiais, tem convertido de muito bom grado parte da sua produção, muito do seu filet mignon do café, para nós!

Esses tradicionais exportadores se voltaram para o mercado brasileiro com muito carinho, cuidado e com parcerias muito bem-sucedidas.

Café com carinho

mestre de torra mulher

Embalagens Guima Café

O carinho está não só na produção desse café gostoso e equilibrado do nosso cerrado. As embalagens do Guima café são pura arte! As embalagens são assinadas talentosos desenhistas.

A caixinha, um mimo! É uma excelente opção para presentear os amigos mais próximos.

Parcerias bem-sucedidas

Mestre de Torra Rafaela Rodrigues

É aqui que entra a moda da qual falamos antes! O que achamos de mais legal do Guima café é a sua grande parceria de torra, uma fórmula perfeita entre equilíbrio, qualidade e delicadeza.

A mestre de torra do Guima Café é a Rafaela Rodrigues.

A Rafaela é formada em moda, uma pessoa super apaixonada pela profissão que também se apaixonou pelo café. Ela carrega a vanguarda, a releitura do grão e a ousadia dos estilistas para a torra dos grãos das fazendas São Lourenço, Brasis e Santa Rita. 

Sem dúvida, foi a qualidade da torra que nos chamou a atenção no Guima Café. E gostamos ainda mais quando soubemos que era obra da Rafaela Rodrigues!

E não para por aí: a Rafaela caminha junto com os proprietários da fazenda. Uma boa parceria, unidos, na vontade de levar o café especial para cada vez mais brasileiros.

Bom, como a gente acaba conhecendo mais dos nossos parceiros, também descobrimos que ela tem criado moda no café! Ela mesma cria uns modelitos bárbaros de aventais para baristas. Fizemos ela abrir uma lojinha no Troco do Café e incluir suas peças. Não deixe de conferir!

Essa mestre de torra, além de seus caminhos pela moda e de torrar o café do Guima Café, também tem usado seu talento para torrar cafés de outras fazendas de renome. Queremos ver essa turma sempre crescendo! Rafaela Rodrigues e o Guima Café certamente estão indo por um bom caminho.

O Guima café é defensor do consumo de café de qualidade e colaborador da Plataforma Troco do Café.  

Esta plataforma fortalece o direct trade pois dá acesso aos produtores venderem seu café diretamente ao consumidor final. Mais do que isso: dá acesso aos brasileiros a encontrarem os produtores que estão produzindo com qualidade.

Gostou de conhecer sobre o Guima Café e a mestre de torra Rafa!? Prove o café da Guima no nosso site! Encontre ele aqui!

 

 

 

Sobre o autor

Laila Agresta

Empreendedora, apaixonada por desvendar novos sabores e lugares. Se impressiona a cada dia mais com o café e todas a pessoas envolvidas nesta cultura. Em paz, sempre em busca de algo que a leve para o próximo nível, seja de auto-conhecimento, seja de potencial de modificação das coisas, seja no entendimento daquilo que realmente importa.