EduCAFÉ

Você sabe o que é moagem? Saiba qual é a importância da moagem no preparo do café!

moer café

Para preparar um bom café é preciso levar em consideração alguns cuidados. A moagem é um deles. É sobre ela que falaremos hoje!

Antes de qualquer coisa, você sabe o que é a moagem? Não deixe de ver o vídeo do Marcelo Lorenzon, do Mezanino Café, para entender:

A moagem é pegar o café em grão e levar ao moedor, definindo qual é a granulometria do pó que você deseja, mais fino ou mais grosso. Acredite: a moagem correta pode fazer toda a diferença no gosto do café!

É a granulometria do pó que define a dificuldade de a água passar por ele: quanto mais fino o pó, mais difícil será de a água passar e, quanto mais grosso o pó, mais fácil. Essa é a importância da moagem!

Uma moagem muito fina por exemplo, aquele pó bem fininho, você joga a água e pode acontecer dela nem passar, ou ficar pingando bem pouquinho no fundo do coador, este café vai ter uma extração muito demorada e não vai ficar legal.

Com a moagem muito grossa, você vai passar o café de maneira muito rápida e provavelmente você vai ter um café muito ralo, aguado, perdendo as características da bebida.

Aqui está o pulo do gato: a moagem ideal vai depender do tipo de café que você quer fazer.

A moagem mais fina geralmente é usada para espresso. A moagem média é boa para cafés coados como hario V60, chemex. A moagem mais grossa é indicada para prensa francesa por exemplo.

Se você pegar uma moagem mais grossa como a utilizada na prensa francesa (french press) e usar para preparar um expresso ou um coado vai ficar uma bebida muito ruim, assim como se pegar uma moagem muito fina e fazer um café coado também provavelmente não vai ficar bom.

A moagem do café é uma parte da qualidade da bebida tão importante quanto a torra. Se você tiver um café muito bom e com uma torra muito boa, mas com uma moagem feita de forma errada, isso certamente impactará na bebida!

Anotou essas dicas? Elas são muito importantes já que uma moagem correta vai lhe proporcionar um café muito mais saboroso e completo!

Já tem seu moedor? Encontre ele na nosso loja virtual, do Troco do Café. Quer aprender mais sobre preparo do café? Leia Preparando um café especial: 5 erros que você não pode cometer.

Conheça nosso canal no YouTube

Nós somos o Troco do Café. Conhece a nosso blog? 

O Blog Troco do Café fortalece a cultura do café pois dá acesso aos brasileiros a encontrarem informações sobre como tomar café com qualidade. Viste o blog Troco do Café! O blog de cafés especiais do Brasil! Encontre tudo para ter a melhor experiência com o seu cafezinho!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!