EduCAFÉ

Sabor inigualável: por que você deveria tomar o café moído na hora?

café em grão

ocê já se perguntou por que as cafeterias profissionais moem seu café na hora? A resposta parece simples: para obter a maior qualidade possível do produto. Mas por que será que essa prática concede ao café um sabor mais puro e aromas diferenciados?

No post de hoje, respondemos essa pergunta e mostramos a você alguns motivos para passar a tomar somente o café moído na hora. Acompanhe!

Garantir a integridade do produto

Um dos problemas que o café já moído pode trazer ao consumidor é a incerteza da integridade do produto que está comprando. O produto em pó pode ser usado como estratégia para adulterar sua qualidade, adicionando outros ingredientes na composição. Isso é difícil de notar, mas é um risco.

Empresas de má índole podem adicionar produtos como milho, soja ou cevada, que têm o valor da saca bem abaixo do café, para maximizar os seus lucros, sacrificando a pureza dos produtos.

O selo de pureza da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) certifica se o produto é puro, auxilia na segurança alimentar e pode ser encontrado em muitos cafés. 

Se você quiser ter total certeza, consuma somente o café puro em grãos moído na hora.

Ter maior pureza no aroma e no sabor

O café é uma bebida feita para ser moída, preparada e consumida na hora. Isso porque, sendo um produto muito sensível ao oxigênio, o café oxida muito rápido, principalmente quando já está moído. Assim, o contato prolongado do produto com o ar causa a deterioração de alguns de seus elementos, alterando seu sabor e aromas originais.

Não é à toa que os muitos cafés de supermercados costumam vir embalados à vácuo — isso ajuda que o café chegue com melhor qualidade na sua casa. O problema é que, depois de aberta sua embalagem, dificilmente o consumidor final conseguirá guardá-lo de maneira tão hermética durante o tempo que levará para consumi-lo. Desse modo, ele irá oxidar e perder algumas de suas características.

A melhor forma de se garantir a maior pureza e frescor do seu café é moendo-o você mesmo. Mesmo assim, o ideal é consumir o café moído em até 30 minutos após a moagem. Isso na sua casa, sem muito rigor. Em cafeterias o ideal é que se faça a moagem imediatamente antes do preparo da bebida.

Acessar grãos de maior qualidade

Em um hortifrúti, você tem a possibilidade de tocar, cheirar, sentir e olhar todas as frutas que você pretende levar para casa, não é verdade? Escolhendo aquelas mais bonitas e maduras. Agora, com relação ao café já moído, isso não é possível, porque ele é selecionado pelo produtor.

Isso não seria problema se não fosse prática comum serem escolhidos junto grãos verdes, maduros, passados e até mesmo apodrecidos, o que vai afetar a bebida na xícara.

Ao moer o seu café na hora, por outro lado, você poderá observar os grãos, ver seu aspecto, e eventualmente perceber a existência de algumas dessas variações que prejudicam a qualidade do café, como a falta de homogeneidade da torra, presença de grãos quebrados, brocados, queimados.

São muitas as formas usadas para adulterar o café em busca de lucro, mas todas elas podem ser evitadas ao optar por tomar um café moído na hora.

Se você realmente leva o café a sério e busca sempre ter acesso ao melhor produto, pode ser uma boa ideia adquirir seu próprio moedor! Curtiu as dicas para obter o melhor do café em grãos e puro? Tem algo a acrescentar à nossa lista ou restou alguma dúvida? Conte pra gente aqui nos comentários!

Nós somos o Troco do Café.  

Temos como objetivo dar acesso aos brasileiros a conhecer os cafés especiais do Brasil!

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!