EduCAFÉ

Afinal, o que é Método de Preparo de Café Especial?

método de preparo de café o que é
Escrito por Troco do Café

Entenda de maneira simplificada o que é método de preparo de café especial.

Há pouco tempo tomar um cafezinho consistia apenas em um coador de pano e uma garrafa térmica das grandes, monocromática. Até as opções de cores eram poucas. Havia a garrafa laranja claro, azul escuro, preta e rosa. E com poucos itens a mais todo o universo do café era percorrido.

Hoje quando estamos buscando informações sobre café aparecem termos os mais estranhos possíveis como: método de preparo, chaleira bico de ganso, café com fermentação natural, arábica, pontuação do café, entre outros. Sem falar nos termos em inglês que já foram incorporados como: balança com timer, clever, french press. E outras terminologias ainda mais exóticas como: aeropress, Hario, notas sensoriais.

Aquele sentimento que o mundo dos cafés não é mais o mesmo

Mas enfim, ainda existe coador de pano e garrafa térmica ou tudo que eu sabia sobre café simplesmente se apagou da história?

Hahaha certamente esse é o sentimento daqueles que vão a uma cafeteria de terceira onda ou daqueles que começam a procurar informações mais detalhadas sobre a melhor maneira de consumir e escolher o seu cafezinho.

Nós te entendemos, todos passamos por isso. O melhor de tudo é que as coisas então em plena evolução para você ter experiências incríveis no ato de tomar o seu café!

E melhor ainda é que tem alguns doidos por aí escrevendo tim tim por tim tim sobre a onda dos cafés de qualidade! 

Pois é, esse somos nós. O Troco do Café. Sem mais blá blá blá você queria saber o que é método de preparo de café especial e para que ele serve, não é?

Método de Preparo de Café Especial, o que é?

Palavras, somente palavras.

Os famigerados métodos de preparo de café especial podem facilmente ser substituído por utensílios de preparo de café. Facilitou?

Em resumo é tudo aquilo utilizado para preparar ou passar o seu café. O coador de pano por exemplo é um método de preparo de café!

Então quando ver essa expressão você pode associar na sua cabeça com utensilio de preparo de café e pronto!

Agora vamos para outras mil dúvidas e questionamentos que saudavelmente irão surgir, já que você decidiu entender e buscar informações sobre a melhor maneira de escolher e preparar o seu café.

Método de Preparo de Café Especial, para que serve?

A função dele é preparar o seu café! Método também pode dar a ideia de maneira, ou seja, maneiras de preparar o seu café. Agora talvez tenha ficado um pouco mais claro.

Quando olha um cardápio em uma cafeteria ou quando o atendente pergunta: Qual método você quer para o seu café?

Seria a mesma coisa dele perguntar: De qual maneira você gostaria que fosse preparado o seu café?

Método de Preparo de Café Especial, quais são eles?

Okay, acredito que você tenha entendido. Mas quando é feita uma pergunta como essa, o que devo responder?

É nisso que você está pensando agora.

Se quiser tirar uma onda pode pedir seu café na prensa francesa. É fácil de falar, quase toda cafeteria tem e o café fica delicioso.

Mas se quiser que eu liste todos os métodos ou maneiras que existem, desculpe, acho que ninguém tem essa resposta.

Hoje são inúmeros os métodos de preparo que existem. Eu por exemplo tenho usado muito a Espro, uma variedade de prensa francesa portátil fabricada no Canadá. Dificilmente você irá encontrar por essas bandas.

Mas okay, sabendo disso, que existem MUITOSsssss, vou listar quais são os mais encontrados:

Ops, será que esqueci de alguém??

Para clarear um pouco mais, em cada método citado coloquei um link para nossa loja. Onde você pode ver a carinha de cada um deles.

O vídeo abaixo cita alguns e dá uma explicação geral sobre deles. 

 

 

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!