Os investimentos em tecnologia para a produção de café e a melhoria dos processos de seleção e cultivo dos grãos colocou o Brasil, definitivamente, no mapa dos maiores produtores de cafés especiais do mundo!
O que antes parecia uma conquista de países como Colômbia, Etiópia e Vietnã agora é um motivo de orgulho para os produtores brasileiros, que encontraram em diversas regiões do país áreas ideais para o plantio de cafés de alta qualidade e sabor diferenciado.
Quer conhecer mais sobre esse universo de sabores e aromas tipicamente brasileiros? Continue a leitura!
Como identificar um café especial?
Antes de mais nada, é preciso saber que o café especial se diferencia do café comum (vendido normalmente em pó em supermercados e lojas) pelo tipo do grão. No Brasil, a maior parte da produção se divide entre as variedades arábica e robusta (conilon).
O café especial ou gourmet é produzido apenas com os grãos de alta qualidade, que resultam em uma bebida aromática e exótica
Porém, para entrar no time dos cafés especiais, é preciso ainda que os grãos sejam cultivados no solo adequado, utilizando técnicas de cultivo e irrigação minuciosas, colhidos e torrados no ponto ideal.
Apenas os grãos que atendem às exigências do mercado entram no seleto grupo de cafés gourmet, garantindo a satisfação do consumidor ao preparar sua bebida.
Alguns dos deliciosos cafés especiais brasileiros
Confira alguns tipos de café especial produzidos em solo brasileiro que você precisa experimentar:
1. Fazenda Ninho da Águia
Fatores como a colheita manual e a torra feita pelo próprio produtor explicam a qualidade desse café com notas de açúcar mascavo, chocolate e nozes, que ainda recebe o selo de orgânico por não utilizar agrotóxicos em seu cultivo. Encontre: aqui.
2. Sítio Vale dos Barbados
Produzido num pequeno vilarejo de Domingos Martins – Espirito Santo, o café está rodeado de uma biodiversidade impressionante. O solo e microclima da Mata Atlântica confere ao café um sabor marcante e adocicado. Encontre: aqui.
3. Cafeteria Coffee Lab
O café servido na cafeteria pode ser preparado em casa, pois é vendido no próprio local ou no site da loja.
Os maiores sucessos são os cafés de origem única, que recomenda-se ser moído na hora do consumo.
4. Café Grãos de Ouro
Para quem gosta de um café forte e encorpado e não abre mão da qualidade o café conilon do sítio Grãos de Ouro, produzido pelo produtor Luiz Claudio, precisa chegar a sua mesa.
A bebida é encorpada com sabor levemente amendoado, de aroma intenso.
Encontre: aqui.
Os cafés especiais brasileiros
Se há algum tempo o Brasil era conhecido apenas pela quantidade de sua produção, atualmente sua qualidade não passa despercebida: o café especial brasileiro caiu no gosto do consumidor e conquistou o paladar dos coffee lovers.
O mercado de cafés especiais no Brasil cresce a olhos vistos, e não faltam motivos para investir em produtos de qualidade superior, com preços justos e garantia de satisfação. Afinal, degustar uma bebida gourmet, seja na cafeteria ou no conforto de casa, pode até mesmo fazer bem para a saúde!
Por isso, se você não dispensa um bom café fresquinho ao acordar, ou prefere uma xícara após o almoço ou no final da tarde, vale a pena conhecer os cafés especiais produzidos no Brasil e comprovar a qualidade do nosso produto!
Porém, antes de escolher e comprar um desses cafés de dar água na boca, que tal compartilhar nosso post nas suas redes sociais e marcar seus amigos? Mostre que você leva a sério o nosso amado cafezinho!