Faça você mesmo Você e o Café

Não conte para os outros, o que você gosta de mergulhar no seu café?

terceira onda café critica
Escrito por Troco do Café

Não conte para os outros.

Hoje a história do café é explicada em ondas. Segundo os blogs especializados estamos especificamente na terceira onda do café.

Sou surfista, terceira onda para nós é simplesmente aquela na qual começamos a recuperar o hip (pegar o jeito outra vez) depois de alguns dias longe do mar.

A coisa fica boa lá depois da quinta onda. Mas tudo bem se estamos na terceira onda do café, apesar de me parecer injusto.

Comecei a estudar cafés especiais em 2016 e já vi tantos avanços aqui e na gringa que se dependesse de mim nos colocaria em uma posição de número de ondas maior.

Estamos na terceira onda do café

Sim, estamos na terceira onda do café. 

A terceira onda vem com muito estilo, cafeterias impecavelmente decoradas em um design contemporâneo. Uma mistura meio Brooklyn meio Manhattan

Quanto aos baristas, já não se trata de beleza ou simpatia, outra vez ele: o estilo, ganha destaque. Tatuagens, silk retrô, cores pasteis e Brooklyn. Numa coisa meio rude meio super sabida.

Ampliação da terceira onda do café

Os cafés são os mais variados possíveis, as intensidades ou curvas de torra expandem as possibilidades de notas de sabores de cada um deles. Um mundo infinito de experiências são revelados quando você entra em uma cafeteria ou em um site para comprar um café de qualidade.

Mas tudo bem estar na terceira onda, desde que você beba o café sem açúcar, preparado com auxílio de uma balança rigorosamente com timer e utilizando um método pouco conhecido entre seus amigos, seja um Hario V60, Chemex assim por diante.   

Informação e estilo na terceira onda do café

Há fóruns e grupos de discussão super alta para determinar quantos segundos resulta na melhor extração em um Hario V60, qual é o mestre de torra  mais conceitualmente aceito,  porque o filtro chemex deveria vir dobrado, porque a lâmina do moedor manual não é consistente.

Muita gente super inteligente e sabida utilizando da química, física e metafisica para expor a sua opinião sobre um café single origin que acabou de se destacar no mercado.

 Faça grande na terceira onda do café

Muita beleza, muito estilo, muita ciência, muito detalhe, muita perfeição e dedicação.

Grandes novos empresários, grandes novos negócios, grandes novos produtos, uma população de novas cafeterias nascendo.

Tudo fica maior e mais visível com o auxílio das mídias sociais. 

O que você gosta de mergulhar no seu café?

Se ainda estamos mesmo na terceira onda, aquelas primeiras ondinhas que pegamos só para pegar o hip do surf, você pode sim me perguntar: O que você gosta de mergulhar no seu café?

Pense você em uma quarta-feira chuvosa de feriado, no meio da tarde, ansiedade em grau máximo e não tem muita coisa que você queira fazer nas próximas duas horas. A primeira coisa que pinta é a vontade de fazer um café, daqueles muito bons. 

Mas aí você olha em volta, tentando desviar o pensamento, mas é essa a ideia que chega em sua mente. O que vou mergulhar no meu café? Não estou falando de acompanhamento, um chocolate de menta ou um financier. Estou falando de pegar algo e mergulhar da xícara de café mesmo, literalmente.

E naquele instante você ri e exorciza de toda e qualquer onda, ri de todo e qualquer estilo, ignora a informação de todo e qualquer fórum e grupo de discussão sobre café. E simplesmente mergulha algo no seu café, um biscoito, um pão com manteiga, um pedaço de queijo branco…aquela gordura do alimenta se junta ao café mais exótico que você possui na sua cozinha…todo cuidado no manejo sai pelo ralo, todas notas sensoriais do café desaparecem, mas o sorriso de satisfação é inigualável, que sensação boa! 

Mas qual era mesmo a pergunta? Ahh, o que eu mergulhei no meu café?

Nesse dia, mergulhei no meu café um passatempo recheado. E você?

 

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!