EduCAFÉ

O que é um blend de cafés especiais?

liga de cafés especiais

Aqueles que gostam de degustar cafés de qualidade certamente já ouviram falar em blend. Mas afinal de contas, o que é um blend de cafés especiais? Acompanhe esse texto para descobrir!

A palavra blend vem da língua inglesa e significa “mistura”. Ela pode ser empregada para diversas coisas e contextos diferentes. Neste caso estamos falando de mistura de grãos de cafés especiais.

Para os grãos de cafés especiais o blend é uma interessante etapa no preparo dessa bebida apreciada mundialmente. Inicialmente, é realizada a torra dos grãos de café e depois é realizada essa mistura, ou esse blend.

Lembrando que o café especial que chega na sua casa pode ser um blend, ser uma mistura de grãos, ou não.  

Sabe o porquê de se fazer o blend, principalmente com cafés especiais?

O objetivo do blend é equilibrar os cafés, para que um tipo de grão complete o sabor  e outros atributos que o outro tipo de grão não oferece. Há inúmeras possibilidades de fazer essas misturas, tendo em vista a grande diversidade de grãos.

Quer ver algumas formas de mistura?

Há diferentes maneiras de fazer o blend dos grãos de café especial para alcançar uma bebida completa e equilibrada. Confira algumas dessas formas de mistura:

Grãos de diferentes regiões

Consiste no blend de grãos de café que provenham de regiões distintas. Como por exemplo blendar um café das Montanhas Capixabas com um café da Mogiana Paulista.

Grãos de diferentes espécies

Um exemplo de blend de diferentes espécies bastante conhecido é o do arábica com o robusta. Essa mistura é realizada porque o grão arábica confere delicadeza ao café, e as vezes deixa a desejar no corpo, no teor de tinta. O grão robusta, por sua vez, agrega corpo à bebida, motivo pelo qual esses grãos se complementam tão bem.

Grãos de diferentes pós-colheita

É possível fazer um blend do mesmo café, mas usando um pós-colheita diferente. Para compreender melhor, imagine que determinado tipo de café, que seja um Cereja Descascado (CD), proporciona determinada bebida. Entretanto, o grão de café que passa pelo processo de pós-colheita seco e in natura, processo Natural, pode proporcionar uma bebida bastante diferente.

Percebeu os benefícios dos blends? A mistura de grãos é realizada de forma a resultar em uma bebida completa e agradável ao paladar e olfato, utilizando as melhores qualidades de cada grão para esse objetivo.

Lembrando que um blend não é melhor nem pior que um café de origem única, ou single origin. Isso vai do gosto do bebedor de café e das bebidas que estão sendo comparadas. São apenas formas diferentes de beneficiar o café que chega na sua casa.

Entendendo que estamos falando de cafés de qualidade, cafés especiais que atuam no mercado de forma justa. O blend realizado nos cafés commodities ou nos cafés tradicionais de supermercado seguem outra lógica e outros objetivos. 

Conheça a plataforma Troco do Café, nela você irá encontrar diversos cafés especiais.

Quer saber mais sobre o blend de cafés especiais? Confira o vídeo incrível do Waschintom Mageski, barista do CoffeeTown:

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!