Café gourmet com Biodiversidade – Café Vale dos Barbados
O sítio Vale dos Barbados está localizado em Alto Paraju, um pequeno vilarejo de Domingos Martins no Espirito Santo. A propriedade do Sr. Sebastião Coelho fica em uma região de montanhas onde a presença da Mata Atlântica comanda todo o cenário. Em cerca de 40 % da propriedade a floresta está preservada, com isso a biodiversidade do local é incrível.
Origem do nome do Sitio Vale dos Barbados
Sempre quando ouço pela primeira vez o nome de um sítio ou fazenda, fico me perguntado qual a origem. E você?
Antes de conhecermos os produtores, Sr. Sebastião Coelho e seu filho Saulo Coelho, ficamos imaginando aqueles dois barbudões. Mas a origem do nome do sítio na verdade vem da biodiversidade do local. A região é habitada por uns mamíferos gigantes, os macacos barbados, que têm uma pelagem ruiva ou marrom, e podem chegar a pesar até 9 kg. Durante o dia eles podem ser vistos bem de pertinho, e com frequência, passeando pelo Sítio do Sr. Sebastião.
O café na origem da família
Sr. Sebastião é filho de colono. Seu pai, Sr. Raul Gomes Coelho, foi meeiro em fazendas de café em Afonso Cláudio lá no início da década de 40. Juntou dinheiro e com alegria comprou seu primeiro pedacinho de terra. A partir daí, Sr. Raul passou a cuidar da sua própria lavoura.
Depois de algum tempo lidando com as dificuldades no trabalho rural, Sr. Raul decidiu que queria um destino diferente para Sebastião e seus outros filhos. Então, vendeu sua terra e foi para a cidade com a família, com a ideia de oferecer melhores estudos para as crianças. Inicialmente abriu uma mercearia e depois outras empreitadas e negócios.
E assim foi. Sr. Sebastião estudou, se formou em administração e contabilidade, trabalhou e formou família na capital, Vitória-ES, mas o saudosismo e o amor de trabalhar na terra ainda estavam lá.
O retorno às origens e ao cultivo do café
Na da década de 90 comprou o primeiro sítio na região de Alto Parajú, onde já havia uma lavoura de café. Em 2008, depois de se aposentar, comprou o Sítio Vale dos Barbados e a produção de café se intensificou juntamente com outras culturas para tentar cobrir os custos das duas pequenas propriedades. O problema era que o café produzido era de baixa qualidade e os custos da produção altos, inviabilizando o Sr. Sebastião a manter as propriedades.
Seu filho Saulo, amante do café e atento a aflição do pai, sugeriu que eles elevassem a qualidade do grão ali produzido. A propriedade reunia várias características que permitiam produzir um grão de alta qualidade. Qualidade significa aumentar o valor da saca vendida, e assim manter o sonho do pai e tornar a propriedade mais sustentável.
Cafe gourmet Premiado
Eles investiram em infraestrutura e especialmente no treinamento dos parceiros para fazer o manejo da lavoura da forma correta. Depois de muita dedicação, estudo e auxílio técnico, já após a segunda safra, o Sitio Vale dos Barbados colheu resultado. Seu café recebeu proposta de compra na Europa, após rigorosa seleção que bebe o café aqui e lá na Holanda. O café bebeu mais de 84 pontos!
Ainda foi eleito o melhor café arábica de Domingos Martins!
Experimente aqui o café Vale dos Barbados: www.trocodocafe.com.br/cafe-vale-dos-barbados
Gostou de conhecer o café do Sitio Vale dos Barbados. Beba o café com alma, com biodiversidade.
Sítio Vale dos Barbados é defensor do consumo de café de qualidade e colaborador do Site Troco do Café.
Esta plataforma fortalece o direct trade pois dá acesso aos produtores venderem seu café diretamente ao consumidor final. Bem como dá acesso aos brasileiros a encontrarem os produtores que estão produzindo com qualidade.