EduCAFÉ

Onde são produzidos os melhores cafés do Brasil?

Escrito por Troco do Café

Não é nenhuma surpresa descobrir que o Brasil é o maior produtor mundial de café e fica em segundo lugar no consumo da bebida, certo?

Mas não é só isso: o melhor café do mundo também é brasileiro! O recorde de pontuação dos cafés naturais do Cup of Excellence, principal concurso de qualidade no mundo, atualmente pertence à fazenda de Sebastião Afonso da Silva, no município de Cristina (MG). O café atingiu a pontuação de 95,18 em uma escala que vai até 100 o valor máximo. 

Segundo o produtor, o segredo, envolve vários fatores. O solo, o clima e a altitude da Serra da Mantiqueira formam a combinação perfeita para uma colheita tardia, que influencia o sabor e a qualidade. O reconhecimento é tanto que uma saca de 60 quilos desse café foi comprada por quase 10 mil reais pela rede Starbucks!

No post de hoje, você vai conhecer as principais regiões produtoras de café no Brasil. Acompanhe:

Principais regiões produtoras de café no país

Não é apenas em Minas Gerais que podemos encontrar cafés de boa qualidade. Com mais de 2,4 milhões de hectares cultivados em diversas regiões, não faltam opções para os apreciadores da bebida no Brasil.

Confira de onde vêm alguns dos melhores cafés do país:

Mogiana Paulista

O cultivo do café na região norte do estado de São Paulo se iniciou há mais de 200 anos. Pequenas fazendas com infraestrutura privilegiada e mão de obra qualificada são responsáveis pela produção em grande escala do café arábico, de sabor frutado e suave, encorpado e com acidez equilibrada.

Sul de Minas

Destaque entre as maiores regiões produtoras de café do mundo, o sul de Minas detém o recorde de maior número de árvores plantadas por metro quadrado!

É também no sul de Minas que se localiza Poços de Caldas, com um solo único no país: a cidade foi construída sobre a cratera de um vulcão extinto.

Cerrado de Minas

O cerrado mineiro concentra 55 municípios e possui as condições ideais para o cultivo de cafés especiais: o verão é úmido e o inverno é ameno, permitindo que o café seja seco em terreiros ao sol. A produção é responsável por uma bebida de sabor adocicado e acidez média.

Matas de Minas

Por muito tempo, essa área foi conhecida por sua incapacidade de produzir frutos de qualidade. No entanto, com o aprimoramento das técnicas de cultivo e a preparação, as matas de Minas têm se destacado entre as regiões produtoras no Brasil. O café produzido ali é doce e encorpado, com acidez equilibrada.

Bahia

A região litorânea da Bahia possui uma grande quantidade de lavouras de café robusta (Conillon), uma variedade mais resistente às mudanças climáticas e que exige pouco uso de defensivos agrícolas.

Porém, a maior parte da produção ainda se concentra no café arábica, já que a altitude é perfeita para seu cultivo.

Paraná

A produção de café no Paraná teve seu pico entre as décadas de 50 e 70. Depois disso, o estado passou a privilegiar a qualidade ao invés do volume.

Atualmente, os produtores de café investem em novas técnicas de produção, mais eficientes, para obter um produto diferenciado.

Espírito Santo

Uma das regiões produtoras de café no Brasil que se dedica tanto à variedade arábica (25%) quanto à robusta (75%), em especial nas partes mais baixas e com temperaturas elevadas.

Premiações e destaques

Confira as principais regiões produtoras de café que já foram premiadas e reconhecidas pela qualidade de seu produto:

Coffee of The Year 2016

Café arábica

  • Sítio Pedra Menina – Dores do Rio Preto (ES);
  • Fazenda Santa Lúcia – Araxá (MG);
  • Sítio Forquilha Café – Espera Feliz (MG).

Conilon

  • Sítio Chapadinho – Nova Venécia (ES);
  • Sítio Boa Vista – Manhuaçu (MG);
  • Sítio Raphalys – Alto do Rio Novo (ES).

Cup of Excellence Brasil 2016

Natural

  • Fazenda Guariroba – Santo Antônio do Amparo (MG);
  • Sítio Vargem Alegre – Cristina (MG);
  • Sítio Paraíso – Conceição das Pedras (MG).

Pulped Natural

  • Fazenda Santa Bárbara – Piatã (BA);
  • Sítio Terra Santa – Piatã (BA);
  • Sítio Tanque – Piatã (BA).

Quer saber mais sobre as regiões produtoras de café no Brasil e tudo que envolve essa saborosa bebida? Não perca nenhuma novidade do blog! 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!