EduCAFÉ

Quais são os Tipos de Balança para Café?

Escrito por Troco do Café

É preciso utilizar balança para o preparo de café especial? Essa é a dúvida de muitas pessoas que começam a tomar cafés de qualidade. A boa noticia é que não, não é obrigatório. A pergunta que se segue seria: Então por que eu compraria uma balança?

Precisão. Usamos a balança quando queremos mais precisão na hora do preparo do café.

Quer aprender mais sobre os tipos de balança que existem e qual seria a melhor para você?

Continue conosco que vamos explicar com detalhes.

Tipos de Balança para Café

Quais são os tipos de balança que existem?

Atualmente existem três tipos de balança para café:

– Balança dosadora

– Balança sem timer ou tradicional

– Balança com timer

Balança Dosadora

Balança dosadora é uma balança manual, pequena, em que você pode medir de maneira fácil e prática a dose de café necessária para o seu preparo.

A marca Pressca tem uma balança dosadora muito boa para quem está começando no mundo de café especial.

Nessa balança você move uma tarja de plástico até a medida em gramas que irá utilizar, adiciona o café ou pó ou grão e voi lá. Fique atento que ela mede somente até 25 gramas.

Ela utiliza o equilíbrio para dizer se a dose está certa ou não, devendo adicionar ou retirar o café para atingir a medida desejada.

Na foto abaixo e irá entender melhor. Se a colher estiver mais inclinada para a esquerda você colocou muito café, ou seja, precisa retirar um pouco para atingir o equilíbrio. Se estiver mais inclinada para a direita será necessário adicionar mais café para atingir o equilíbrio e alcançar a medida certa, a quantidade desejada!

Balança Dosadora Pressca

Balança Eletrônica sem Timer

Outro tipo de balança seria a balança eletrônica sem timer ou balança tradicional.

Essa balança funciona a bateria ou pilha. Nela basta colocar o pó ou grão de café na base e pesar. A vantagem em relação a balança dosadora é que você pode pesar a água, deixando sua receita ainda mais precisa.

Quando você usa uma balança tradicional você primeiramente pode pesar o seu café, em grão ou pó. Depois pode continuar a usa-lá para medir a quantidade de água e/ou café passado.

Balança sem Timer

Mas se a balança tradicional já me atende para que eu vou querer uma com timer? Gostaria de saber sobre a balança com Timer, nós também vamos explicar.

Balança com Timer

Bom, a medida que você vai aprofundando o conhecimento sobre café você vai querer controlar ainda mais o seu preparo. O tempo de extração é outra variável da receita que pode ser controlada.

Esse tempo de extração seria o tempo que leva para passar o seu café.

Ele compreende o tempo do blooming, que é quando molhamos o café pela primeira vez para ele dar uma respirada e liberar alguns gases. E o tempo que passamos o café em si.

Além de tudo, você também pode usar esse controle maior para fazer experimentos ou brincadeiras com o seu café e ver como isso afeta no sabor final.

Mas aqui vai uma dica, se você não tiver uma balança com timer pode utilizar o timer do seu celular 😉

Balança com Timer

E aí, descobriu qual a melhor balança para o seu objetivo? Conhece algum amigo que também está na dúvida de qual balança comprar? Compartilha com ele!!

Aproveite e leia também a nossa publicação em que falamos como escolher um moedor para o preparo do seu cafezinho.

Visite nosso site para comprar uma balança, temos diversos tipos!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!