EduCAFÉ

Onde encontrar café cru para torrar em casa? Quer encontrar café verde?

comprar cafe verde

Encontrar café cru, comprar o café verde sempre foi uma grande dificuldade, já que não são muitos os que se aventuram a torrar o próprio café em casa. Como consequência, devido ao famoso efeito da oferta e demanda, não é muito comum encontrar café cru, especialmente nas grandes cidades.

Mas… não há limites para os apaixonados por café! As descobertas de um novo sabor, maneira de preparo e novas invenções realmente nos pegam de jeito, não é mesmo?!

Me conta, qual coffee lover nunca quis ter a experiencia de encontrar seu próprio café cru e torrar em casa para compartilhar com sua família e amigos?

Continue a leitura desse texto que preparei com muito carinho para todos os amantes de café e tenha algumas informações de onde encontrar café cru, de onde comprar o café verde. Preparado para novas experiências? Confira!

Não deixe de visitar a nossa loja virtual para encontrar café cru para torrar.

Onde encontrar café cru no interior

A estrada das descobertas do mundo dos café especiais é longa e não tem fim. Eu tive a necessidade de comprar café cru muito antes de ter a ideia de torrar meu café em casa.

Naquele momento eu ia fazer um curso de Classificação de Degustação de Café, que, aliás, recomendo muito para aqueles que realmente estão determinados a separar o “joio do trigo”. Precisava levar um quilo de café cru para o curso, já que iria passar por todas as etapas de classificação de degustação.

Para minha felicidade era um período no qual estava fazendo muitas viagens ao interior de Minas. No boca a boca, fui perguntando onde poderia encontrar café cru, ou comprar café verde, e sempre acabava encontrando.

Então, a primeira lição que aprendi é que, no interior, fazendo as perguntas certas, não é tão difícil encontrar uma mercearia com café cru disponível para venda.

Mais tarde descobri que alguns amigos faziam a mesma coisa no interior de São Paulo, com sucesso!

O que reparei é que, geralmente, os cafés que encontrava não eram dos melhores. Em geral, o café vendido era o “escolha”, nome que se dá ao resíduo na produção. Repleto de café quebrados, brocados, verdes e pretos.

Mas em todo caso fui muito feliz com essa experiência. Não só de encontrar o café cru, mas também de visitar essas mercearias locais e encarar esses cafezinhos.

Para mim, que na maioria das vezes só lidava com cafezões, produtos catados e quase perfeitos, com uma uniformidade detalhista, foi uma boa experiência.

Não estamos falando aqui de cidades muito pequenas, nem de zonas rurais, onde deve ser ainda mais fácil de encontrar café cru. Eu passei por cidades de 60.000, 80.000 habitantes, ou seja, cidades de médio porte.

Pedir café cru aos colegas também não tem problema

Outra maneira de encontrar café cru é simplesmente pedindo. No seu círculo de amigos, colegas de trabalho ou familiares, certamente terá alguém que possui algum sítio, fazenda ou pedacinho de terra com alguns pés de café plantado. Se começar a perguntar, certamente encontrará. O sogro de alguém, um vizinho de fulano, um colega da escola…

Já caminhei por essas águas também. Já recebi conilon, arábica, café especial. Além do mais, encontrei uma enorme satisfação por parte do produtor, do proprietário da pequena terra, em divulgar seu esmerado trabalho. Eles ficam muito animados!

Por mais que não pareça, em sua grande maioria, as pessoas então mais interessadas em abrir o pacotinho do café queimado comprado nos grandes supermercados do que demorar algum tempo e entender a origem da bebida.

Colocar a luz sobre o café produzido em um pequeno pedaço de terra, fazenda ou sítio, é como iluminar um pedacinho da vida daquele que o produz.

Comprar café cru direto do produtor

A mudança nos padrões de consumo de café é um movimento mundial e veio para ficar de vez. Afinal, todo mundo quer qualidade, não é? Com isso os produtores de café, principalmente de cafés especiais, então cada vez mais nos holofotes. Tanto pela mídia e por pequenas empresas, que fazem questão de mostrar a origem dos seus produtos, quanto em um movimento entre eles mesmos, de fazer… não só fazer, mas em realmente movimentar suas páginas no Facebook e Instagram. São fotos da propriedade, das flores lindas do café, da colheita e um pouco do dia a dia da fazenda ou do sítio.

Fico muito feliz e orgulhosa por isso. São perfis abertos e com fotos bonitas.

Eles estão por todas as mídias sociais. Você não terá nenhuma dificuldade em encontrá-los. Seguindo o perfil do Troco do Café no Facebook e principalmente no Insta, com muita felicidade tem vários deles. É um caminho também.

Não vejo problema algum em vocês entrarem em contato com eles, com respeito claro. Sem pechincha meu povo, porque se for café especial ele terá o seu preço também diferenciado.

E claro, paguem certinho. Assim todo mundo ganha e todos continuamos a ter acesso a eles.

Outro fórum legal que está acontecendo é no post: http://blog.trocodocafe.com.br/e-possivel-comprar-cafe-direto-de-produtores-rurais/

Ao final do texto há produtores de todo o Brasil deixando o seu contato, e-mail e telefone. Eles indicam o tipo de café que eles possuem, o que facilita bastante o caminho. Se você quer comprar café cru, pode deixar seu comentário lá e, claro, não esqueça de deixar o seu contato. 

Comprar café cru pela internet

Mesmo com interesse crescente entre as pessoas de torrar seu café em casa, ainda não é fácil encontrar café cru para comprar na internet, principalmente em pequenas quantidades (500g, 1kg, 2kg, 6kg).

O site do Troco do Café passou por algumas mudanças. Hoje ele possui alguns cafés verdes disponíveis para compra. Lá você encontra café especial cru, café tradicional ou café commodities cru, café “escolha” cru. Tudo para você testar e se divertir em casa.

E o melhor: café cru direto do produtor, em sua maioria. Queremos manter a venda desse tipo de café online, então indique a gente por favor.

Aqui está o link do produto: http://www.trocodocafe.com.br/comprar-cafe-cafe-cru-cafe-verde/

Se tiver dúvidas fique sempre a vontade de entrar em contato conosco. Por trás desse site tem pessoas legais como vocês, que adoram trocas figurinhas. 

Por esse motivo, divulguem, compartilhem! Ajudem essa corrente de qualidade e descoberta dos cafés brasileiros a crescer!!

 

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!