EduCAFÉ

Dica de um italiano de como preparar o melhor café na moka italiana

Escrito por Troco do Café

A Itália é um país de muitas excelências. A massa, a alta costura, a máquina de expresso, o sorvete e a lista não para por aí. O que muitas pessoas não sabem é que a Moka, aquela cafeteira de fogão, também foi criada na Itália e somente os italianos sabem exatamente como extrair o melhor café dessa invenção itálica.

Italiano de Turim

Tive a oportunidade de receber um italiano em minha casa e tivemos longas conversas sobre culinária, turismo, restaurantes e certamente sobre: café.

Em uma dessas conversas esse italiano de Turim explicou o passo a passo de como extrair o melhor café da moka italiana. Na verdade ele explicou como ele mesmo prepara o seu café diariamente. O resultado é um muito encorpado e saboroso.

A melhor dica de preparo de café na moka italiana que você vai receber em sua vida

Não poderia imaginar como a conversa ficou séria a partir daquele ponto, pedi um tempo para pegar o papel e ir anotando pois sabia que aquela dica iria me acompanhar por muitos anos. Não posso deixar de falar que esse italiano é do ramo de gastronomia, apesar de hoje morar no Brasil, já teve um restaurante na Itália e já faz muito tempo é um grande apreciador de café.

Peguei o papel e caneta e comecei a anotar o passo a passo de como extrair o melhor café na cafeteira italiana.

Passo a passo de como extrair o melhor café na cafeteira italiana

1 – A quantidade de água

Um ponto que muitas pessoas tem dúvida é na quantidade de água a ser adicionada no compartimento inferior na moka italiana.

Vocês podem perceber que tem uma válvula ou parafuso redondo na lateral desse compartimento. Então coloque a água até pouco antes de encostar nessa válvula ou parafuso.

2 – A quantidade de café

Outro ponto é a quantidade de café, e se ele deve ser compactado ou não. A resposta é a seguinte, o café deve ser adicionado em todo o compartimento e com a ajuda do dedo ou do cabo de uma faca o excesso deve ser retirado, ou seja, nivelado. Não existe a necessidade de compactar o café, ou seja, de pressionar o café para baixo para ele ficar bem juntinho.

3 e 4 – Duas dicas de ouro que somente um italiano original sabe

No compartimento superior, onde recebe o café passado, coloque algumas gotinhas de água para que o café recém-chegado não entre em contato diretamente com a superfície quente da moka e acabe o queimando.

Outra dica importante que ele deu, para matar a pau essa receita que é uma verdadeira perfeição de sabor é: com a ajuda de uma colher pequena mexer bem brevemente o café antes de passar o conteúdo da moka para a xícara. Isso garante um café mais homogêneo e saboroso.

A hora do teste! Café na moka italiana seguindo a receita do italiano de Turim

No dia seguinte retirei a minha moka italiana do armário para verificar se aquelas dicas realmente faziam a diferença no sabor final do café.

Para minha surpresa, olha que eu não era uma super fã desse tipo de preparo heim, eu fiquei impressionada com o resultado!

A partir daquele dia passei a usar mais a minha moka, sempre seguindo aquelas dicas de quem realmente conhece a cultura italiana do café, e sempre com ótimos resultados na xícara!

Se você quer aprimorar o preparo do seu café na moka italiana não deixe de seguir essas dicas, e nos conte o que achou do resultado.

Você tem algum amigo que gosta muito de tomar café na moka italiana, compartilhe esse post com eles!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!