EduCAFÉ

Pressca: A Cafeteira Desenvolvida no Brasil

Escrito por Troco do Café

No preparo de café especial há diversos tipos de cafeteiras e você pode não conhecer algumas delas. Quer aprender mais sobre uma nova cafeteira? Conheça um pouco mais sobre a Pressca.

Curiosidades sobre a Pressca

Cafeteira Pressca

A Pressca é um método desenvolvido no nosso querido País, Brasil, inspirada na Prensa Francesa e na Aeropress. Além disso essa cafeteira utiliza como base a infusão, ou seja, deixar o café imerso na água por um tempo, e assim preparar aquele café gostoso e encorpado.

Ela é uma mistura de garrafa térmica e cafeteira, pois permite manter o café quente por até 40 minutos. Isso se deve a parede dupla que ela possui, em que é formado um espaço vazio entre os dois copos da cafeteira, isso mantém o café quente por mais tempo.

A Pressca é super versátil, sendo ótima para levar naquela viagem que você está planejando fazer ou para o trabalho. Devido ao tamanho compacto ela é fácil de transportar, usar e limpar.

Essa cafeteira é encontrada em diversas cores, como vermelha, marrom, rosa, amarelo, roxo, azul, verde. Sua capacidade é de 350 ml.

Diferente de muitas cafeteiras que utilizam filtro de papel a Pressca utiliza um filtro de aço. O que permite passar os óleos do café para a bebida. Esse método também realça a doçura e acidez do café.

Composição da Pressca

A Pressca é composta do corpo e do êmbolo. O corpo é formado pelo corpo externo, interno e a base do corpo. Já o êmbolo é composto da tampa, do êmbolo em si, do anel de vedação e do filtro. O êmbolo é a peça em que o filtro está enroscado.

Do lado esquerdo o corpo e do lado direito o êmbolo
Pressca desmontada

Cuidados antes de usar a cafeteira

Antes de utilizar a cafeteira é recomendado lavar todas as peças e descartar o filme plástico que envolve o anel de vedação. Para isso desenrosque a tampa superior, por onde irá beber o café quando pronto, retire a parte do êmbolo, depois remova o filme plástico que envolve o anel de vedação e desenrosque o filtro na parte inferior que enrosca no anel de vedação.

Após, desenrosque a base do copo, onde vai ficar armazenado o pó de café no final entre o filtro e essa base na ponta da cafeteira. Por último, segure o corpo externo da cafeteira, onde tem a parte colorida de silicone que você seguraria a cafeteira na mão, apoie na mesa e pressione para baixo para separar o corpo externo do interno.

Lave todas as partes com água e sabão. Dica: não utilize muito sabão ou detergente na hora de lavar o êmbolo e o anel de vedação, pois a oleosidade natural do café é importante para a lubrificação da borracha!

Depois encaixe tudo novamente para preparar o café.

Dicas para preparar o café na sua Pressca

A primeira coisa a fazer para preparar o café na Pressca é desenroscar a tampa e retirar o êmbolo. Em seguida, escolha a moagem que irá utilizar na cafeteira. Lembrando que é sempre mais saboroso moer o café na hora, mas se não tiver como compre-o moído. O importante é não ficar sem café!

Escolha a moagem

É sempre bom estar atento a moagem utilizada em cada cafeteira. A moagem recomendada para a Pressca é a média, mas como é um método versátil você também pode utilizar outras moagens.

Você pode utilizar uma moagem mais fina ou mais grossa, podendo obter resultados finais diferentes na bebida. A moagem irá alterar o tempo de infusão do café, ou seja, o tempo em que o pó ficará imerso na água. Um aviso, caso utilize uma moagem muito fina um pouco de pó poderá passar durante a extração para a sua xícara!

Geralmente utiliza-se 7 a 10 g de café moído para 100 ml de água, depende da sua preferência.

Preparando o Café

Após a retirada do êmbolo, verifique se todas as partes estão bem rosqueadas e apertadas para evitar vazamento.

Depois coloque o pó de café na proporção escolhida dentro do corpo e depois despeje a quantidade de água que irá usar e misture um pouco o café com uma colher. Deixe o café imerso de 2 a 4 minutos, sendo que esse tempo de imersão afeta também o sabor final do café. Caso você deseje um café mais denso, de corpo mais intenso, deixe ele imerso mais tempo. Caso deseje obter um café leve deixe menos tempo.

Após passado o tempo de infusão, encaixe o êmbolo com a tampa aberta, é importante que esteja aberta para aliviar um pouco a pressão, e empurre o êmbolo para baixo. Ao fazer isso você irá separar o pó da bebida, podendo agora degustar e aproveitar o seu café. Sem precisar desmontar a cafeteira, pois o café pronto ficará na parte interna do êmbolo.

Depois que terminar de saborear o seu café desenrosque a base da cafeteira e jogue a borra, o pó de café molhado, fora. Depois desmonte a pressca e a limpe com água corrente e sabão. Lembre-se de não utilizar muito sabão no êmbolo e no anel de vedação!

Gostou de conhecer mais sobre a Pressca? Compartilhe com seus amigos, com a sua família e com todo mundo!!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!