EduCAFÉ

Café especial moído ou em grãos: qual devo optar para tomar um café gostoso em casa?

café especial moído
Troco do Café
Escrito por Troco do Café

Na hora de comprar café especial essa tem sido a dúvida mais frequente entre os novos amantes desse universo. Café moído ou em grãos, afinal, qual seria o ideal?

Para entender um pouco mais sobre essa questão, antes é importante  saber do que se trata o café especial. O café especial são grãos da mais alta qualidade. Todo o processo de colheita, secagem e torra são bem cautelosos, para que nós, consumidores finais, possamos encontrar na xícara um café saboroso e com notas sensoriais incríveis. Isso torna essa bebida única e com diversas possibilidades de sabores e experiências.

Café especial em grãos

O café especial em grão possibilita utilizar a moagem em diferentes tamanhos, permitindo assim sua utilização nos mais diferentes preparos.

Se o preparo, por exemplo, for em um método onde o pó precisa estar mais fino, como um café espresso, você consegue fazer esse controle na sua casa.

Além disso, o café em grão preserva por mais tempo as características sensoriais do café, como seu cheiro e sabores. 

Café especial moído

No caso do café especial já moído essa liberdade para degustação em outros preparos é um pouco limitada.

Geralmente os cafés moídos ou em pó tem uma moagem que vai da moagem fina à média. Essas são as mais utilizada para cafés filtrados. Algumas marcas de café especial vem com a opção de moagem para cada tipo de método: prensa francesa, coador de pano, moka italiana, entre outros.

Embora o café especial em pó ganhe na praticidade, o café especial em grão proporciona ao consumidor mais frescor e sabor. Isso porque a partir do momento em que o café é moído, ele começa a perder de forma mais acelerada as suas propriedades e características sensoriais. 

Iniciante em cafés especias

Se você está começando a mergulhar no universo dos cafés especiais, não restam dúvidas de que o café em grãos é o ideal.

Investir em um moedor elétrico ou manual irá surpreendê-lo positivamente. E o mais bacana: você vai começar a criar suas próprias receitas com o tipo de moagem que achar mais agradável a seu paladar.

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!

1 comentário

Deixar comentário.