EduCAFÉ

Conheça 6 deliciosos cafés especiais produzidos no Brasil

Escrito por Troco do Café

Os investimentos em tecnologia para a produção de café e a melhoria dos processos de seleção e cultivo dos grãos colocou o Brasil, definitivamente, no mapa dos maiores produtores de cafés especiais do mundo!

O que antes parecia uma conquista de países como Colômbia, Etiópia e Vietnã agora é um motivo de orgulho para os produtores brasileiros, que encontraram em diversas regiões do país áreas ideais para o plantio de cafés de alta qualidade e sabor diferenciado.

Quer conhecer mais sobre esse universo de sabores e aromas tipicamente brasileiros? Continue a leitura!

Como identificar um café especial?

Antes de mais nada, é preciso saber que o café especial se diferencia do café comum (vendido normalmente em pó em supermercados e lojas) pelo tipo do grão. No Brasil, a maior parte da produção se divide entre as variedades arábica e robusta (conilon).

O café especial ou gourmet é produzido apenas com os grãos de alta qualidade, que resultam em uma bebida aromática e exótica

Porém, para entrar no time dos cafés especiais, é preciso ainda que os grãos sejam cultivados no solo adequado, utilizando técnicas de cultivo e irrigação minuciosas, colhidos e torrados no ponto ideal.

Apenas os grãos que atendem às exigências do mercado entram no seleto grupo de cafés gourmet, garantindo a satisfação do consumidor ao preparar sua bebida.

Alguns dos deliciosos cafés especiais brasileiros

Confira alguns tipos de café especial produzidos em solo brasileiro que você precisa experimentar:

1. Fazenda Ninho da Águia

Fatores como a colheita manual e a torra feita pelo próprio produtor explicam a qualidade desse café com notas de açúcar mascavo, chocolate e nozes, que ainda recebe o selo de orgânico por não utilizar agrotóxicos em seu cultivo. Encontre: aqui.

2. Sítio Vale dos Barbados

Produzido num pequeno vilarejo de Domingos Martins – Espirito Santo, o café está rodeado de uma biodiversidade impressionante. O solo e microclima da Mata Atlântica confere ao café um sabor marcante e adocicado. Encontre: aqui.

3. Cafeteria Coffee Lab

O café servido na cafeteria pode ser preparado em casa, pois é vendido no próprio local ou no site da loja.

Os maiores sucessos são os cafés de origem única, que recomenda-se ser moído na hora do consumo.

4. Café Grãos de Ouro

Para quem gosta de um café forte e encorpado e não abre mão da qualidade o café conilon do sítio Grãos de Ouro, produzido pelo produtor Luiz Claudio, precisa chegar a sua mesa.

A bebida é encorpada com sabor levemente amendoado, de aroma intenso.

Encontre: aqui.

Os cafés especiais brasileiros

Se há algum tempo o Brasil era conhecido apenas pela quantidade de sua produção, atualmente sua qualidade não passa despercebida: o café especial brasileiro caiu no gosto do consumidor e conquistou o paladar dos coffee lovers.

O mercado de cafés especiais no Brasil cresce a olhos vistos, e não faltam motivos para investir em produtos de qualidade superior, com preços justos e garantia de satisfação. Afinal, degustar uma bebida gourmet, seja na cafeteria ou no conforto de casa, pode até mesmo fazer bem para a saúde!

Por isso, se você não dispensa um bom café fresquinho ao acordar, ou prefere uma xícara após o almoço ou no final da tarde, vale a pena conhecer os cafés especiais produzidos no Brasil e comprovar a qualidade do nosso produto!

Porém, antes de escolher e comprar um desses cafés de dar água na boca, que tal compartilhar nosso post nas suas redes sociais e marcar seus amigos? Mostre que você leva a sério o nosso amado cafezinho!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!