EduCAFÉ

É Preciso usar Balança para o Preparo de Café Especial

Escrito por Troco do Café

Uma pergunta que recebemos com frequência no Troco do Café é: “Preciso usar balança para o preparo de café especial?”. Outro questionamento de alguns curiosos é: “Por que vocês usam balança para o preparo de um simples café?”.

Entendemos que essa é uma dúvida de muitas pessoas e resolvemos escrever este post para você ter a resposta na ponta da língua.

Por que vocês usam balança para o preparo de um simples café?

Essa é uma boa pergunta, entretanto as pessoas que usam balança em geral estão preparando mais que um simples café. 

Geralmente a balança é utilizada no preparo de cafés especiais ou gourmet. Cafés em que houve mais cuidado e acompanhamento na sua produção, cafés compostos apenas de grãos maduros e muitas vezes sua colheita foi feita manualmente. O processo de torra também recebeu cuidado especial. Em resumo, cafés de preço e qualidade superior.

Para tais tipos de cafés as pessoas estão buscando sabores diferenciados e experiências marcantes. Para isso o uso da balança promove o preparo com uma receita precisa e replicável. Além de permitir que sejam testadas várias receitas (medidas) de maneira a ter diferentes resultados na xícara.

Outro ponto é que geralmente o café utilizado é em grão, que permite um café mais fresco e saboroso. Em geral só é moída a quantidade exata a ser utilizada naquele momento, e o restante do café permanece bem guardado em seu formato em grão. Assim permite que você tenha um café mais fresco e saboroso por mais tempo.

Só para entenderem melhor, em geral funciona assim:

  • verifica-se o número de pessoas que irão tomar o café
  • estima-se a quantidade por pessoa (número de xícaras ou ml)
  • pesa o café a ser moído, moendo só a quantidade a ser utilizada naquele momento. Super fresco
  • pesa o café moído para o preparo da receita desejada de acordo com a quantidade de café a ser preparada

Outra coisa interessante de ser citada é um uso com menos desperdício. Usa-se somente a quantidade de café necessária naquele momento, sem exageros ou sobras.

Preciso usar balança para o preparo de café especial?

Essa é uma questão muito pessoal e opcional. Realmente não é necessário o uso de balança. Quando faz-se o uso de um café de mais qualidade acreditamos que o uso da balança proporciona uma experiência bem legal, precisa e personalizada. Nós pessoalmente recomendamos.

Tomar café especial sem balança

Tomar café é uma atividade antiga e até hoje muitas pessoas o tomam da mesma forma que faziam nossos avós e bisavós. Vale lembrar que o resultado na xícara é um cafezinho maravilhoso.

Em geral cada um tem sua própria receita, que pode ser no olho, pelo número de colheradas ou quantidade de pó no coador de café.

Tenho certeza que se identificou com alguma dessas maneiras. 

São super válidas, muitas vezes nós também preparamos café dessa forma, e encorajamos você a continuar.

Até mesmo no preparo de cafés de qualidade pode ser preparado dessa maneira. Como os cafés especiais são um pouco mais suaves recomendamos colocar um pouco mais de pó na sua receita usual.

Tomar café especial com balança

Tomar café especial passou do status de ser um simples ato de tomar café e virou um verdadeiro hobby.

A medida que se começa a aprender mais sobre café, inicia-se a vontade de experimentar novos utensílios para seu preparo e a necessidade de provar cafés de diferentes regiões.

Se você é um destes, o uso da balança é ideal para ir variando suas receitas, provar o café com diferentes medidas! Isso vai alterando o sabor final na xícara.

No final das contas cada café fica legal com uma receita diferente. Além do mais você pode replicar com precisão sua receita favorita.

Outra coisa interessante e quase relaxante é o processo do preparo do café.

Escolher o café, moer na hora, pesar para fazer sua receita de preferência e passar o café de diferentes maneiras é simplesmente super bacana e encantador. Parece um pequeno e saboroso presentinho que nos damos todos os dias.

Tipos de Balança

Se você é daqueles que se identificou com o preparo de café com o uso da balança, vamos fazer uma relação dos tipos de balança para café que são legais de conhecer.

Leia no post: Quais são os Tipos de Balança para Café?

Neste post vamos tratar desse assunto e você vai continuar a desbravar as curiosidades sobre o café!!!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!