EduCAFÉ

Conheça um pouco mais sobre a charmosa cafeteira Chemex

cafeteira chemex café
Escrito por Troco do Café

Fazer um bom café requer conhecimento e prática. Vejo que você está querendo aprender mais sobre o café e sobre seus diversos métodos de preparo, certo? Quer aprimorar o café que você faz em casa? Conheça um pouco mais sobre a Chemex, a cafeteira mais charmosa e elegante do mundo do café.

Origem da Cafeteira Chemex

A Chemex foi criada em 1941 por um químico que buscava atingir a extração perfeita dessa bebida deliciosa chamada Café. Ela é feita com material semelhante aos utilizados em laboratórios, essa foi a saída para se obter a resistência a temperaturas elevadas. O formato da Chemex lembra uma ampulheta, aquele objeto antigo que mede o tempo enquanto a areia escorre.

Diferença nos Detalhes

Essa cafeteira é bastante popular pelo seu formato que dá uma aparência bem charmosa. Devido a esse design sofisticado ela está em exposição em diversos museus, como o (MoMA) Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. O formato da Chemex também permite manter o café quente por mais tempo.

Outro detalhe é a parte de madeira que forma um colar que permite pegar a Chemex sem queimar a mão. Esse detalhe traz segurança além de dar um toque muito bonito na cafeteira.

Um diferencial da Chemex é o seu filtro que ao ser dobrado cria uma camada tripla em um dos lados fazendo com que o café saia mais limpo, suave e sem amargor, ou seja, esse é um método muito indicado para quem não quer aquele resíduo no final da xícara.

Dicas para preparar o café na sua Chemex

Um detalhe importante é que a cafeteira Chemex utiliza o número de xícaras para determinar o seu tamanho. Sendo que existe essa cafeteira nos tamanhos de três, seis e oito xícaras.

Aí vão algumas dicas para te ajudar a preparar um café muito especial nessa cafeteira:

Atenção ao filtro

Essa cafeteira utiliza três tipos de filtros. Tome cuidado para utilizar o filtro correto para o tamanho da sua Chemex.

Existem os filtros:

– Meia lua sem dobra

– Filtros quadrado pré-dobrado

– Filtros circular pré-dobrado.

Pode-se encontrar o filtro na cor natural (bege) ou branco.

 O filtro meia lua sem dobra é utilizado para a Chemex de 3 xícaras e os filtros quadrado e circular pré-dobrado são utilizados para as Chemex de 6 e 8 xícaras.

Geralmente utiliza-se a receita de 6 g de café moído para cada 100 ml de água.

Escolha a moagem

Ao utilizar essa cafeteira você deve estar atento à moagem que irá utilizar no café. Pois isso irá afetar o resultado final e o fluxo de água que passará pelo filtro, tornando mais devagar ou mais rápido.

 A relação entre o fluxo de água e a moagem do café terá um impacto direto no sabor final da bebida. Podendo torná-la mais forte ou mais fraca. Deve-se atentar a moagem utilizada para se obter uma bebida equilibrada e saborosa.

A moagem mais adequada para essa cafeteira é a média para média-grossa. Caso deseje obter um café leve deve-se despejar a água em um fluxo constante para essa moagem.

Para uma bebida de corpo médio, utilize o mesmo fluxo em um pó de moagem média.

Caso você deseje um café mais denso, de corpo mais intenso, acrescente água lentamente em moagem fina.

Cuidados com a Chemex

Geralmente, a infusão, ou seja, o tempo de preparo do café, leva em torno de 3 a 4 minutos, dependendo do fluxo com a qual você despeja a água. Após retirar o filtro da cafeteira recomenda-se girar lentamente a Chemex para mexer o café e se obter uma bebida mais homogênea.

Após o preparo da bebida é importante limpar o recipiente. Para prolongar a vida útil da sua cafeteira deve-se primeiro retirar a parte de madeira da sua cafeteira e em seguida limpar o recipiente de vidro com sabão e água.

Gostou de saber mais sobre a Chemex? Compartilhe com seus amigos!!

Visite nosso site para comprar Chemex e filtros Chemex: www.trocodocafe.com.br

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!