Cafeterias

Quando as franquias americanas de café fizeram os italianos se revirarem no túmulo

Escrito por Laila Agresta

Os italianos são pais, avós, tios e papas do café espresso! Os americanos foram os mestres em fazerem essa bebida amarga ficar quase com gostinho de sobremesa fazendo com que o café caísse no gosto até mesmo de crianças e adolescentes.

Sim, estou falando dos frappuccinos, lattes e todas as bebidas à base de café que carregam em sua mistura ingredientes como chantilly, xaropes dos mais diversos tipos, coberturas, gelo, soverte e tudo mais de gostoso que você possa imaginar.


O que eu não havia percebido é que algumas franquias americanas estão fazendo os italianos torcerem o nariz. E alguns até mesmo se retorcerem no túmulo.

Quem conhece a história de grandes franquias de café americanas sabe que a máquina de espresso sempre foi a maior estrela da loja, o coração da franquia. É a partir da maquina de espresso que é pensado todo o layout da loja, o cardápio e o treinamento de funcionários e baristas. Conheça mais a profissão de barista nesse texto super completo: https://blog.trocodocafe.com.br/4-curiosidades-sobre-a-profissao-de-barista/

Mas também todos nós conhecemos a era da industrialização, fordismo, o enxugamento de custos pagando o preço da qualidade e da saúde. Passa ano e vai ano nossa sociedade moderna simplesmente não consegue superar essas etapas, essas fases da história tão importantes, mas que ao mesmo tempo custou muito sangue, perda de qualidade e limitações de toda ordem.

Tornar o café uma sobremesa faz parte dos processos industriais, econômicos, gastronômicos e assim por diante que no fim das contas o resultado foi bem genial! Os drinks são muito gostosos e especialmente lindos. Não é à toa que eles estão a todo tempo passando pelos nossos feeds em todas as mídias sociais.

Mas essa constatação que descobri hoje, de como as franquias americanas estão tratando as bebidas à base de café me deixou consternada.

Como já expliquei, achei legal a goumertização das bebidas à base de café, mas o que vi hoje me deixou verdadeiramente chocada. Acredito que muitos italianos, baritas e Coffee lovers também devem ter caído para traz ao perceber o que essas franquias então fazendo.

Estou escrevendo este post de um aeroporto no sul do Brasil, onde parei em uma cafeteria e pedi um Frappuccino. Fiquei observando o barista prepará-lo .

Antes de começar o preparo perguntei a atendente a diferença entre o caramel macchiato e o frappuccino e pedi detalhes entre as diferenças entre cada bebida. Sobre quantas doses de expresso tem cada uma delas.

Quando ela explicou que o Caramel Macchiato levava uma dose de espesso e o Frappuccino levava duas, pedi logo o Frappuccino de Caramello. Chantilly, cobertura de caramelo, tudo o que tem direito. Essa bebida é linda e gostosa

Fiquei observando o preparo, e quando o barista me entregou a bebida pronta perguntei sobre as doses de espresso. E ele me respondeu que foi a primeira coisa que ele colocou.

Olhei para ele intrigada me perguntando onde é que eu me perdi!

Então ele me explicou … para meu susto!!! Que as doses de espresso agora são um preparo que fica a temperatura ambiente. Quem entende de café sabe tudo o que passou pela minha cabeça. E segui me aprofundando nos questionamentos.

Vocês extraem esse café espresso pela manhã e deixam aí no balcão? Quem já tomou café dormido sabe do que estou falando.

E para a surpresa ainda maior ele falou que esse “espresso” é um preparo de café solúvel. O café nem mesmo é feito em uma máquina de espresso.

Italianos se revirem do túmulo!

O que está acontecendo com a essência das coisas? A máquina de café e o café espresso não eram o coração de tudo? Como agora estamos simplesmente matando o coração!?

Fiquei com uma mistura de revolta, orgulho ferido, desespero.

Mandei mensagem para alguns amigos comentando esse fato! Eles ficaram consternados, riram um pouco pois contei de maneira bem engraçada essa história, e na verdade ficaram felizes pois são donos de cafeteria, e seguem firmes na essência da coisa. Muitos deles compraram a maquina de espresso antes mesmo de abrirem a cafeteria.

Caros, eu não consegui beber aquele frappuccino de tão chocada que fiquei. Quando ia jogar fora o atendente perguntou porque eu estava fazendo aquilo.

Respondi que aquela bebida não fazia sentido nenhum sem café espresso! Isso é quase um assassinato da herança Italiana, das origens das franquias de café, da qualidade das bebidas a base de café. Me senti como comendo uma moqueca de carne, ou um pão de queijo com queijo cottage.

Eu fiquei tão perplexa que o rapaz perguntou se queria que ele fizesse outra bebida, agora com espresso.

Então eu pedi um caramel machiatto gelado. Para essa bebida eles ainda preparam com café espresso de verdade.

Tomei aquela bebida … com um sentimento ainda que eu havia sido traída.

Tomei até a metade… joguei o resto fora. Procurei uma cafeteria brasileira e tomei um espresso verdadeiro . Brasileiro, respeitando as minhas e as nossas raízes italianas.

Diga não ao café dormido em cima do balcão! Tome uma bebida justa! Antes de pedir um Frapputtino pergunte se fazem com café espresso fresco, realmente extraído de uma máquina de espresso.

 

Sobre o autor

Laila Agresta

Empreendedora, apaixonada por desvendar novos sabores e lugares. Se impressiona a cada dia mais com o café e todas a pessoas envolvidas nesta cultura. Em paz, sempre em busca de algo que a leve para o próximo nível, seja de auto-conhecimento, seja de potencial de modificação das coisas, seja no entendimento daquilo que realmente importa.