EduCAFÉ

Tire suas 5 principais dúvidas sobre a profissão de barista!

O cafezinho é uma das bebidas mais populares do mundo e, aos poucos, os consumidores têm migrado para uma categoria de café mais sofisticada, o café especial. Com a procura por esse café aumentando, a tendência é que a busca por profissionais capacitados para extrair o melhor desses grãos cresça também. Essa é a profissão de barista. O que você sabe sobre ela? Quer conhecer um pouco mais? Continue a leitura e tire 5 principais dúvidas sobre essa profissão!

1. Quais os requisitos para ingressar na profissão de barista?

O primeiro deles, e talvez o mais óbvio, é gostar de café. É fundamental para que seu trabalho não seja uma tortura. Além disso, saber trabalhar em equipe, investir em uma boa apresentação pessoal e fazer bom atendimento ao público são características indispensáveis para ingressar nessa profissão.

2. O que um barista precisa conhecer?

Primeiramente, é preciso conhecer as características e maneiras de preparação da bebida, como:

  • origem do grão;
  • tipo de moagem indicada;
  • conhecer os tipos de torra;
  • saber operar os equipamentos básicos para a preparação;

 

Além desses pontos, é preciso também conhecer os variados tipos de drinks, como são elaborados, qual o sabor que apresentam, o que caracteriza cada um deles, como armazenar e embalar o café corretamente, entre outros.

3. Qual curso é preciso fazer para exercer a profissão?

Existem cursos chamados de formação ou capacitação de baristas. São geralmente divididos em níveis, pois, com certeza, é impossível aprender tudo de uma vez só. Vale a pena mencionar que, embora o curso seja importante para quem quer começar nessa profissão, é indispensável ter prática na atividade, ou seja, saber preparar um café perfeito.

4. Quais são as áreas de atuação?

São várias as áreas em que um barista pode trabalhar. Em se tratando de preparar e servir café, os lugares mais almejados são:

  • restaurantes;
  • bares;
  • cafeterias;
  • hotéis;
  • cruzeiros;
  • entre outros.

Porém, esses profissionais também podem trabalhar nas produtoras e fábricas de café, auxiliando com seu conhecimento a aprimorar a qualidade do produto.

5. Como é a rotina de trabalho?

A rotina de um barista dependerá de qual local ele vai trabalhar, por exemplo, se for em uma cafeteria, é possível que a jornada inicie bem cedo, já que muita gente investe nessa bebida para começar o dia.

Agora, se for em um restaurante, provavelmente a jornada comece a partir da metade da manhã.

Além da rotina de trabalho, vale ressaltar que é importante que os profissionais baristas tenham uma rotina de atualização do seu conhecimento, já que novidades são lançadas com frequência.

Curiosidades

  • a denominação “barista” vem do italiano baristi, e significa “atendente de bar”. Aos poucos, o termo passou a ser usado exclusivamente para os especialistas em café, significado que dura até hoje;

  • no dia 24 de maio comemora-se o dia do café e, também, o dia do barista;

  • embora seja uma profissão ainda pouco difundida, já existe no Brasil o Campeonato Brasileiro de Baristas, que realizou no ano de 2018 a sua 17º edição.

Agora que você já tirou suas principais dúvidas sobre a profissão de barista, já conseguiu entender a importância desse profissional, certo? Então, não perca tempo e procure  consumir cafés de qualidade que esses especialistas oferecem!

Se você curtiu este post, curta nossa página do facebook para ficar sempre por dentro das novidades.

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!