EduCAFÉ

Quais tipos de Chemex cafeteira e filtros existem?

Escrito por Troco do Café

Com tantos tipos de cafeteira existentes as vezes podemos ficar indecisos em qual escolher para fazer um bom café. Quer aprender mais sobre os tipos de cafeteira Chemex para poder escolher qual seria a melhor para você? Iremos abaixo falar sobre os tipos de Chemex cafeteira e de filtros existentes. Vamos lá?

Tipos de Chemex Cafeteira

Mas quais são os tipos de cafeteira Chemex? Qual a diferença entre elas? Vamos responder isso tudo.

A Chemex possui três linhas, a Handle, Classic e a Handblown. Todas as cafeteiras são feitas de vidro borosilicato não poroso. As linhas Handle e Classic possuem valores semelhantes e a Handblown é a linha mais cara da Chemex.

A linha Handle é a mais simples das três linhas, pois não tem a parte de madeira. A Chemex Handle possui quatro tamanhos: 3, 6, 8 e 10 xícaras.

Linha Handle

A linha Classic da Chemex também possui os mesmos tamanhos da linha Handle, que são: 3, 6, 8 e 10 xícaras. A diferença entre as duas é que a linha Classic possui um colarinho de madeira polida com gravata de couro, que dá o charme da cafeteira Chemex. A cor mais comum da gravata de couro é a marrom, mas nessa linha em alguns lugares você pode escolher a cor que quer da gravata.

Linha Classic

A linha Handblown da Chemex também possui quatro tamanhos, mas diferentes da linha anterior, que são: 3, 5, 8 e 13 xícaras. Ela é a linha mais cara, pois as cafeteiras dessa linha são produzidas por artesões em pequenas quantidades com vidro croata. Nessa linha a cor da gravata só é feita na cor marrom.

Linha Handblown

Tipos de Filtro da Chemex

E quanto ao filtro? Qual eu uso para cada cafeteira? Há diferença de cor? Vamos lhe tirar todas as dúvidas.

Os filtros da Chemex podem ser comprados já pré-dobrado ou não. O formato pode ser quadrado, circular ou meia lua e na cor branca ou natural, que seria um filtro bege. A cor depende mais da sua preferência. Os filtros são sempre vendidos em pacotes com cem unidades.

O filtro meia lua é utilizado nas chemex de 3 xícaras, já os filtros quadrado pré-dobrado e circular pré-dobrado cabem em todas as Chemex menos nas de 3 xícaras.  

Tipos de Filtro Chemex

Gostaria de saber mais sobre como surgiu a Chemex, como preparar um café nessa cafeteira e os cuidados que devemos ter com ela? Nós temos uma publicação em que falamos isso tudo no blog.

Gostou de saber mais sobre os tipos de Chemex e seus filtros? Compartilhe com seus amigos!!

Visite nosso site para comprar Chemex e filtros Chemex.

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!