Faça você mesmo

Qual o melhor acompanhamento para seu cafezinho?

Melhor acompanhamento para o seu café
Escrito por Troco do Café

O cafezinho é a preferência nacional para tomar de manhã logo que se acorda, como também em diversas ocasiões ao longo do dia. Mas a pergunta que sempre nos fazem é: Qual seria o melhor acompanhamento para tomar com café?

Nós sabemos que isso é muito pessoal e regional. Uma pessoa que mora no Rio Grande do Sul provavelmente tem preferencias diferentes daqueles que moram no Rio de Janeiro ou Minas Gerais por exemplo, então vamos falar um pouco nas nossas preferências e o que temos visto por este Brasilzão.

Outra coisa importante para deixar clara é que não estamos falando de um café da manhã, brunch ou café da tarde, estamos falando daquele café que tomamos logo após o almoço, ou de tarde para acompanhar um bate papo mais rápido.

O que temos visto com frequência por aí é aquele chocolate sabor menta, muito oferecido em cafeterias, que vem inclusive no pires ao lado do café. Agrada muita gente pois chocolate é  sempre bem-vindo, mas viemos aqui lembrar que existem outras opções legais.

Gosto muito de confeitaria, um acompanhamento que harmoniza maravilhosamente bem com café é o financier. O financier é aquele bolinho francês de farinha de amêndoas e manteiga geralmente encontrado em formato de barras de ouro. Acho essa combinação incrível, uso ela com frequência quando recebo visitas em casa.

O Financier como acompanhamento para o café

Outra combinação muito recomendada e gostosa para aqueles que fazem regime é: café com queijo branco. Meu preferido é o queijo minas, mas existem outras opções de queijos disponíveis no mercado. Essa é uma opção gostosa, saudável e ainda ocupa o espaço de uma refeição rápida para algumas dietas.

Estou aqui para tentar constatar, mas acredito que a combinação mais difundida e usada no Brasil é: café com bolo! Seja ele de laranja, fubá, mandioca, bolo de rolo, a depender da região do país onde a pessoa se encontra. Essa combinação não tem erro. É gostosa, fácil e prática. Certamente você não irá errar.

O tradicional bolo como acompanhamento para o café

Para encerrar, pessoal, se tiverem outras preferências ou sugestões comentem! Vou dar mais duas sugestões um pouco mais fora do comum, mas que harmonizam maravilhosamente.

A primeira é: o bem-casado, melhor ainda se for de geladeira dormido de um dia para o outro! Isso é manjar dos Deuses, a combinação é exclusiva e bombástica. Já passaram por aquelas temporadas em que toda semana você é convidado para um casamento? Pois é, aproveite os bem-casados para tomar com o seu cafezinho.

E para fechar vou terminar com outro ícone da confeitaria europeia, o pastel de belém ou natas! Um doce português a base de gema de ovo. Coloca no micro-ondas por 20 segundos e polvilha canela por cima. É fora de série.

Pastel de Belém como acompanhamento do seu cafezinho

Encerramos por aqui, mas temos que perguntar! Qual dos acompanhamentos para café que listamos aqui você já experimentou? Tem alguma dica para dar para nós? Compartilhe com quem você acha que vai amar esse post.

Saudações do Troco do Café! 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!