Não é novidade que todo mundo adora viajar, mas por melhor que a viagem seja, sempre tem alguma coisa na rotina de casa que sentimos falta.
No meu caso, uma viajante inveterada, essa sensaçãozinha bate forte na hora de preparar o meu café.
Isso também acontece com você?
Difícil encontrar café especial durante a viagem
Muito comum em pousadas, hotéis e hostels não haver disponível a opção de um café especial ou café gourmet.
Mais comum ainda, quando você viaja para pequenas cidades, tanto no Brasil como no mundo, é não encontrar aquela cafeteria de terceira onda ou um coffee shop para deliciar um café de qualidade.
Então, a não ser que estejamos prevenidos, só nos resta tomar aquele cafezão cor de petróleo, cheirando mais a asfalto batido do que nosso adorado cafezinho.
O que fazer para tomar café bom durante uma viagem
Uma boa saída para continuar tomando aquele café de qualidade durante as férias é levar tanto o café que você gosta, como também os principais utensílios para seu preparo.
Eu sou daquelas que tem tudo quanto for coisa para o preparo de café especial. Moedor de café elétrico e manual, coadores de diferentes tipos, prensa francesa, e outras cafeteiras.
Mas ninguém quer levar peso extra nem coisas que não irá usar. Então fiz uma seleção bem enxuta daquilo que seria importante.
Café em grão ou moído para levar para viagem
Pessoalmente SEMPRE prefiro levar o café em grão e moer um pouco antes do preparo. Nesse caso é importante escolher o melhor moedor para levar.
Os moedores manuais de café, além de serem mais leves, são mais versáteis na hora de usar. Você basicamente pode moer seu café em qualquer lugar, sem nenhuma preocupação em encontrar uma tomada…inclusive as vezes a tensão pode ser diferente, ou até mesmo o formato da tomada em si. E aí você terá que sair em busca de um adaptador.
Na minha última viagem, por exemplo, experimentei moer meu café, por diversas vezes, na cadeira da praia. Ali de frente para o marzão.
Fazer café especial durante uma viagem é sempre uma boa ideia!
Quantidade de café para levar durante a viagem
Quando se fala em viagem o requisito peso da bagagem em geral tem importância. Seja por restrições das companhias aéreas, seja pela mobilidade na chegada e saída das hospedagens e cidades.
Sempre olho em meu roteiro se vou passar por alguma cidade maior e considero que nessa cidade vou poder reabastecer meu estoque. Na minha última viagem de 30 dias levei 500g de café em grão. Fiz café para mim e muita gente e o estoque acabou…com muito grado claro, pois a experiência de fazer café em tantos lugares e para tantas pessoas foi maravilhosa.
Entretanto levar mais do que 500g de café em grão estava fora dos meus planos de mobilidade. E quando cheguei em uma cidade maior, nesta última viagem foi a cidade de Punta del Este, dei um Google em “coffee shop Punta del Este” e lá estava uma cafeteria animal a poucos metros da minha hospedagem.
Assim o estoque foi recarregado e rendeu um bom passeio a cafeteria.
Fazer café durante a viagem
Para preparar o café escolhi levar o coador hario v60 02 vermelho, e parte de um pacote de filtros do mesmo tamanho. Se esquecer de levar os filtros pode ser um problema.
Optei pelo coador V60 primeiramente porque gosto dele, segundo por ele ser de plástico, e em terceiro por ser, dos métodos de preparo de café especial, um dos que mais conecta as pessoas. Acredito que talvez por ele lembrar muitos dos coadores tradicionais utilizados pelo mundo, inclusive os que vem dentro das cafeteiras elétricas. Hahh, e ele pesa pouco, claro.
Todos esses itens você encontra para comprar no site: https://www.trocodocafe.com.br
Pronta para fazer café especial durante a viagem
Até este ponto temos:
- 500g de café (em grão ou em pó)
- moedor manual (para os fãs de café em grão)
- coador de café, hario v60 02 vermelho
- filtros (cerca de 1/3 do pacote, peguei no olho)
Dica extra para levar
A maioria já bateu o olho na listinha acima e percebeu que está praticamente completo nosso kit para preparar café durante a viagem.
De tudo, ficou faltando a água quente. Aí o cafezinho está pronto.
Não recomendo levar chaleira elétrica para esquentar água devido ao volume e peso desse item. Por ser elétrica ainda tem a questão da tensão de a adaptação da tomada.
Em geral, de alguma forma, você consegue água quente com facilidade. Bem como uma caneca ou vasilha para passar o café diretamente dentro dela.
Uma coisa que levei meio que sem querer e fez muita diferença foi uma pequena garrafa térmica, portátil.
Assim poderia pegar a água quente, fechar a garrafa térmica e ir preparar o café em qualquer lugar ali por perto.
Então, fechando a lista para fazer café especial durante uma viagem:
- 500g de café (em grão ou em pó)
- moedor manual (para os fãs de café em grão)
- coador de café, Hario v60 02 vermelho
- filtros (cerca de 1/3 do pacote, peguei no olho)
- garrafa térmica portátil (média 500 ml)
Aí está. Qualquer 30 dias de férias ficam perfeitos tomando aquele cafezão de qualidade todo dia.
Gostou das dicas? O que mais gostaria de saber? Deixe abaixo os seus comentários.
Somos do Troco do Café, na nossa loja virtual você encontra todos os itens citados acima!
Fazer café especial durante uma viagem ficou mais prático!