EduCAFÉ

Saiba tudo sobre a prensa de café francesa!

conhecer a prensa francesa

Descobrir novas maneiras de preparar o cafezinho de todo dia pode ser uma atividade extremamente prazerosa para os amantes da bebida. A prensa francesa, por exemplo, é um equipamento simples que dispensa energia elétrica e filtros de papel, e pode transformar o seu ritual de preparar um café.

Quando utilizada corretamente, a prensa francesa prepara um café de sabor intenso e incomparável, encorpado e aromático. Porém, para alguns paladares, a bebida pode ter um amargor indesejado, e os óleos do café podem torná-la muito densa.

Seja como for, todo apreciador de café deve experimentar a bebida preparada nesse tipo de cafeteira manual ao menos uma vez! Quer aprender os segredos e particularidades da prensa francesa e descobrir as vantagens e desvantagens desse método? Acompanhe:

A origem da prensa francesa

A prensa francesa possui uma série de patentes, com diferentes nomes e origens. E ainda hoje ocorrem disputas entre algumas delas. 

Mas afinal quem inventou a prensa francesa?

Segundo o artigo do NY Times Who made that French Press? a primeira versão da prensa francesa foi patenteada na França em 1852. Este modelo já utilizava o recipiente cilíndrico e a haste com o filtro conectado na ponta. Ao baixar a haste o café filtrado fluía para a parte de cima. 

O modelo mais parecido com o que usamos hoje foi patenteado em 1929 pelo italiano Attilio Calimani. Por ser uma versão mais parecida com a que usamos atualmente é a ele atribuído o título de inventor da prensa francesa.  

A versão mais famosa e a que levou a prensa francesa para o mercado global foi patentado em 1958 por Faliero Bondani. Inicialmente essa cafeteira ficou muito conhecida na França (acredita-se que por isso a identidade da prensa seja atribuída a França!).

Mas enfim a prensa francesa foi inventada pelos italianos ou franceses? O mais disseminado é que a origem é italiana.

Como preparar café na prensa francesa

Confira o passo a passo para utilizar a cafeteira francesa:

Escalde o recipiente

Como etapa opcional, encha a prensa com água quente e em seguida descarte essa água. Com isso o recipiente é pré-aquecido e não compromete a preparação da bebida devido as diferenças de temperatura.

Moa os grãos de café

Faça a moagem dos grãos. Use um moedor manual ou elétrico. Coloque a quantidade de grão moído dentro na cafeteira. Ele deve ter espessura média-grossa, na espessura de uma aveia.

Quando fizer seus testes com outras granulometrias use no mínimo a espessura da areia. 

O café moído na hora apura os sabores e aromas da bebida. A proporção também é importante: cerca de 10 gramas do pó para 200 ml de água. Essa é uma sugestão inicial, ajuste com o sua preferência. 

Aqueça a água

A aguá precisa estar quente para que o café seja extraído adequadamente. A temperatura da água deve estar entre 85ºC e 95ºC. Para não errar, deixe a água ferver, espere cerca de 40 segundos.

Reserve a infusão

Adicione a água no recipiente com o café. Depois de misturar levemente a água e o pó de café, tampe a prensa francesa e aguarde cerca de 4 minutos. A haste deve permanecer em sua posição inicial, para cima.

Pressione a haste

Depois de finalizado o tempo de espera, basta pressionar o êmbolo com delicadeza até que todo o pó seja prensado. A bebida irá fluir para a parte de cima do filtro.

O ideal é beber logo depois de finalizado o preparo, pois o café dentro do recipiente continua sendo extraído.

Apesar de ser um processo simples, é essencial utilizar grãos de boa qualidade, de preferência de torra média. Por não utilizar filtro de papel, todos os óleos e sólidos naturais do café contribuem para um sabor mais forte e apurado, digno de satisfazer os paladares mais exigentes.

E você, já experimentou o café preparado na prensa francesa? Se interessou pela curiosa história da origem dessa cafeteira? Então aproveite para saber mais sobre a origem do café e suas peculiaridades!

Nós somos o Troco do Café. Conhece a nossa plataforma? 

O Troco do Café fortalece o direct trade pois dá acesso aos produtores venderem seu café diretamente ao consumidor final. Bem como dá acesso aos brasileiros a encontrarem os produtores que estão produzindo qualidade. Viste o Troco do Café! O marketplace de cafés especiais do Brasil! Encontre tudo para ter a melhor experiência com o seu cafezinho!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!

Deixar comentário.