EduCAFÉ

Café e saúde: como a bebida pode te manter saudável?

Escrito por Troco do Café

Para os amantes do café, uma xícara da bebida ao acordar é excelente para aumentar a energia, ter mais disposição e, claro, agradar o paladar.

Além de saboroso e popular, os benefícios do café para a saúde são inúmeros. Isso significa que quem o consome de forma moderada, vive melhor e com mais bem estar.

Saiba como a bebida pode te manter saudável a seguir!

O café melhora os níveis de energia

A bebida conta com nutrientes que proporcionam mais energia ao organismo — como o fósforo. Além disso, contém a cafeína, um poderoso estimulante que age diretamente na corrente sanguínea e, depois, vai para o cérebro.

A cafeína deixa o corpo e a mente em estado de alerta e concentração. Não é à toa que a bebida é indicada para quem pratica exercícios, pois melhora a performance  durante as atividades.

Beber café moderadamente diminui os sintomas do mal de Parkinson

A bebida mais popular do Brasil não só ajuda a diminuir os sintomas de várias doenças como também pode reduzir a probabilidade de desenvolvê-las.

E mais uma vez, a protagonista é a cafeína: a substância é capaz de diminuir tremores e, ainda, pode recuperar os movimentos dos pacientes que sofrem de mal de Parkinson.

Recentemente, o pesquisador Ronald Póstuma da Universidade McGill, de Montreal, acompanhou várias pessoas com a doença e criou dois grupos. Um deles recebeu comprimidos de cafeína, enquanto o outro ganhou apenas um placebo pelo mesmo período que o do primeiro grupo.

A notícia boa vem agora: apenas o grupo com cafeína mostrou avanço significativo nos testes de problemas motores.

Consumir café aumenta longevidade

Entre os benefícios do café para a saúde, eis o que mais se destaca: o poder de aumentar longevidade.

Estudos realizados pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostraram que o consumo moderado de café não é ruim para a saúde — na realidade, beber 350 ml da bebida por dia pode diminuir as chances de se morrer mais cedo em até 12%.

Tomar café pode combater tumores

Estudos realizados na Escola Pública de Harvard, nos Estados Unidos, relataram que os homens que bebem até seis xícaras de cafezinho por dia reduzem em 60% o risco de desenvolver um tipo letal de câncer de próstata.

Vale ressaltar que a ingestão diária da cafeína diminui também os riscos de aparecimento de carcinoma basocelular — a condição mais comum e mais agressiva de câncer de pele.

O café pode auxiliar a combater os sintomas da depressão

A depressão é distúrbio sério, e que impacta a qualidade de vida de uma forma drástica.

Contudo, uma pesquisa que foi divulgada no 9º Congresso Mundial de Neurociência da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro (IBRO) mostrou que a cafeína pode ajudar no combate à depressão.

O trabalho envolveu estudiosos de diversos países e consistiu em expor camundongos a situações de estresse crônico, maior fator para o desenvolvimento da depressão.

Os animais que tomaram cafeína antes e durante o período mostraram benefícios, principalmente no que diz respeito ao humor e à memória.

Isso porque a cafeína age sobre os receptores A2A, para adenosina, que são afetados pela depressão. O café, então, bloqueia os receptores, normalizando a atividade neuronal.

Agora que você já conhece os principais benefícios do café para a saúde, siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar todas as atualizações: estamos no Facebook e também no Youtube!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!