EduCAFÉ

5 dicas para conservar café em grãos

como guardar cafe
Escrito por Troco do Café

Independentemente de qual seja seu tipo de café preferido, gourmet ou tradicional, certamente você prefere degustá-lo com toda a expressão de sabor e aroma que ele pode oferecer, não é mesmo? A forma como o café é conservado é um dos fatores mais importantes na preservação dessas características do grão.

Existem, atualmente, diversas ferramentas acessíveis para quem quer moer seus grãos de café em casa. Como essa moagem proporciona uma bebida muito mais saborosa e aromática, muitos apreciadores da bebida têm preferido comprar o café em grão em vez da versão em pó.

Assim, armazená-lo corretamente em casa é muito importante para que suas características sejam conservadas pelo máximo de tempo possível.

Se você tem dúvidas sobre o assunto ou busca aprender mais sobre esse universo, continue a leitura e veja nossas dicas sobre como conservar o café em grãos.

1. Não guarde na geladeira

O café é sensível a umidade. Com isso a geladeira não é o local ideal para armazená-lo.

A umidade presente nessas áreas pode oxidar o grão e isso vai diminuir o seu aroma.

Outro problema é que esses locais geralmente abrigam alimentos com odor forte, que pode ser absorvido pelos grãos de café.

2. Armazene longe da luz

A luz, mesmo que artificial, também pode oxidar o grão. O ideal, então, é armazená-lo em locais que permaneçam escuros a maior parte do tempo, como o interior de armários, por exemplo. 

Dê preferência, ainda, para recipientes escuros, que dificultam a passagem da luz para seu interior. Assim toda a incidência de luminosidade sobre ele será amenizada.

3. Mantenha em local fresco

Só guardar os grãos ao abrigo da luz, porém, não é suficiente. Sabe aquele armário que pega sol o dia todo? Ou aquele local que fica ao lado do forno, do fogão ou do micro-ondas? Esses não são bons lugares para manter o café, pois a variação de temperatura à qual estão sujeitos é muito grande. Escolha locais frescos e longe de fontes de calor.

4. Guarde em potes herméticos

O contato com o ar é outro fator que pode minimizar a potência do aroma e do sabor do grão. O ideal é deixá-lo o mais protegido possível. Por essa razão, os potes herméticos são os mais indicados, já que oferecem ótima vedação e dificultam a troca de ar entre seu interior e o ambiente.

No site do Troco do Café você encontra uma variedade legal de potes herméticos.

5.  Evite deixar aberto por mais de 15 dias

Por mais que todos os cuidados sejam tomados, após 15 dias, em razão da abertura do recipiente várias vezes.  É natural que ele perca a concentração de aroma e sabor.

Se você não consegue consumir a quantidade de café que está acostumado a comprar em um período de 15 dias, estude a possibilidade de adquirir embalagens menores. Se você seguir essas dicas, será mais fácil ter grãos frescos sempre à disposição!

Encontre cafés em grão e moedor de café no site do Troco do Café!

Gostou deste conteúdo sobre como conservar café em grãos? Compartilhe-o em suas redes sociais para que outros amantes de café possam aprender esses cuidados também!

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!