EduCAFÉ

Comprando um moedor de café: o que observar na hora da escolha?

Troco do Café
Escrito por Troco do Café

Entre os vários equipamentos que os amantes de café podem ter em casa, talvez um dos mais importantes seja o moedor (ou moinho). Afinal, boa parte dos cafés gourmet de qualidade superior são vendidos na forma de grãos.

Ter um moinho permite um controle maior da qualidade do café e tem importância fundamental no preparo de uma boa xícara da bebida, já que quanto mais recente a moagem, melhor o resultado.

Porém, é preciso ter atenção na hora de escolher um moedor de café. Existem inúmeros modelos disponíveis no mercado, cada um destinado a um perfil de usuário.

Por isso, se você pretende ter em casa um moedor para chamar de seu mas ainda não encontrou o modelo perfeito, confira nossas dicas para não errar na escolha e descubra a importância desse equipamento!

Vantagens de ter um moedor de café

Quem entende um pouco sobre a preparação de um bom café já sabe que a moagem é uma etapa fundamental para o sabor e o aroma da bebida. Moer os grãos logo antes do preparo e na granulometria correta faz toda a diferença no resultado final.

Por isso, o moedor é um dos equipamentos mais importantes para a rotina de um coffee lover. Com ele é possível:

  • moer os grãos de café para qualquer tipo de preparo, seja um espresso, café coado ou extraído na prensa francesa, por exemplo;

  • adquirir lotes exclusivos de cafés especiais que são vendidos apenas em grãos;

  • criar blends exclusivos usando dois ou mais tipos de grãos;

  • ter a garantia de uma moagem perfeita, pura e higienizada.

Agora que você já se convenceu da importância do moedor para o ritual de preparar o cafezinho de todo dia, descubra o que levar em consideração na hora de comprar o equipamento perfeito para você.

Como escolher um moedor de café

Ao contrário de boa parte das invenções tecnológicas modernas, nem sempre o modelo mais novo ou mais completo é o ideal para você. Existem alguns fatores que devem ser observados na hora de escolher o produto perfeito para as suas necessidades.

Quem prepara café apenas uma vez por dia, logo ao acordar, não precisa do mesmo equipamento que um consumidor ávido da bebida, que prepara várias xícaras ao mesmo tempo para toda a família.

Os moedores de café modernos se dividem em 3 categorias principais (de pequeno, médio e grande porte), podendo ser manuais ou elétricos. Conheça as características e indicações de cada um deles:

Moedores pequenos

Os moedores pequenos se destinam ao uso caseiro e normalmente são manuais, dispensando a eletricidade. Por isso, são perfeitos para moer café em pequenas quantidades e para serem levados em viagens ou para o trabalho.

Os modelos tradicionais são feitos de ferro fundido, mas já existem produtos mais modernos com lâminas de cerâmica ou de alumínio, permitindo ao consumidor escolher um moedor de café bonito e eficiente. O uso é bastante simples e o processo demora em torno de 2 a 3 minutos.

Moedores médios

Os moedores de tamanho médio geralmente são elétricos, facilitando o processo de moagem em casa. A maioria dos modelos possibilita regular a granulometria do pó, oferecendo diversas opções para os mais variados tipos de preparo.

Além da praticidade e da rapidez, a moagem é mais precisa e contribui para o preparo de um café perfeito.

Moedores grandes

Os moinhos de grande porte normalmente se destinam a cafeterias e estabelecimentos comerciais. Esses modelos permitem moer uma grande quantidade de grãos de uma só vez, seja para empacotamento e distribuição do ou para o preparo do café.

Na hora de escolher um moedor de café, é importante ter em mente as suas necessidades e as principais características de cada modelo, que podem variar bastante de acordo com a marca.

E você, já tem um moedor de café em casa? Para ficar por dentro das novidades e não perder nenhum conteúdo, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!

Deixar comentário.