EduCAFÉ

Primeiros passos para o café especial

Troco do Café
Escrito por Troco do Café

Você foi fisgado pelos cafés de qualidade e agora, assim como eu, quer saber a cada dia mais sobre eles? Pois é amiga (o), estamos no mesmo barco. Vou te passar um pouco do que já constatei, depois quero saber de você as suas descobertas.

Pode escrever para gente via Instagram @trocodocafe, Facebook, aqui nos comentários desse post. Enfim, pegue sua xícara de café e escreva para nós, vamos amar!

Primeiro passo – Escolher o café especial

Vamos lá, você está começando…e já tem muita informação correndo por aí. Café arábica, blend, pontuação, café natural, cereja descascado, café fermentado, regiões produtoras de café, notas sensoriais. Muita coisa, não é?

Não precisamos aprender tudo de uma vez, aliás, muita gente toma vinho e ainda sabe muito pouco sobre ele. Porque para o café seria diferente? Então take it easy! Este é só o começo.

Duas opções legais para escolher o seu café especial

A primeira delas é procurar na sua cidade uma boa cafeteria. A sugestão que eu dou é jogar no Google a sua pesquisa. Assim que retornar os resultados procure o Intagram delas e dê uma averiguada. É assim que eu faço quando estou em uma cidade diferente.

Abriu o Insta, percebeu que a cafeteria tem o cuidado em moer o café na hora, possui diferentes maneiras de preparar o café…essas já são uma boa pista para encontrar cafés de qualidade lá.

Então é só se arrumar e ir comprar o seu pacotinho de café.

A segunda opção…vou ter que puxar a sardinha para o nosso lado. É encontrar na internet. No nosso site: www.trocodocafe.com.br você vai encontrar cafés legais. Pode fechar o olho e escolher algum…pelo valor ou pela embalagem. Não se preocupe. Escolha um e envie para sua casa.

Uma sugestão que sempre dou é levar um café arábica e um café robusta…assim você já começa a sentir qual tipo de café você curte mais. Sem grandes sustos nas futuras aquisições de café.

Segundo passo – como preparar o seu café especial

Bom, você já deu aquele salto parando de tomar aqueles cafés tostados do mercado e já mergulhou nos cafés de qualidade, aqueles com uma cor de torra morena e saborosa. Agora é legal você dar um upgrade também na maneira de prepará-lo.

É obrigatório comprar e entender sobre aqueles vários métodos de preparo de café especial? Aeropress, Hario V60, Chemex, Prensa Francesa. Uff quanta coisa!

Não…não precisa. Inclusive pode continuar a passar seu café no coador ou cafeteira. Você vai gostar do resultado, pois seu café já é diferente, tem mais qualidade e é mais gostoso que os tradicionais.

Porém você tem a opção de dar uma turbinada no sabor e na experiência em beber o seu café. Usar uma maneira diferente de prepará-lo te conduz a isso. Vou recomendar duas opções práticas. Com bom custo benefício e um resultado profissional!

São as opções que eu comecei e até hoje são as que eu mais utilizo.

Duas opções práticas e saborosas para começar a preparar o seu café especial

Eu vou de Prensa Francesa e coador Hario V60. Se não souber bem o que é cada um deles, pode dar uma olhada nesses links e ficar mais por dentro.

Prensa Francesa:https://blog.trocodocafe.com.br/saiba-tudo-sobre-prensa-de-cafe-francesa/

Coador Hario V60: https://blog.trocodocafe.com.br/conheca-um-pouco-sobre-o-coador-hario-v60/

Coador Hario V60

O coador Hario V60 é muito semelhante aos coadores que estamos mais acostumados. Não tem mistério em prepará-lo. Lógico que tem umas dicas para dar uma turbinada, mas fazendo da mesma maneira que você usa o seu coador tradicional, esse que você tem em casa, seu café vai ficar bacana.

Como podem ver na foto o coador realmente se assemelha ao coador tradicional. Ele pede filtros, que são específicos para ele. Você pode adquirir pacote de 100 ou 40 unidades e tudo vai caber no seu orçamento pois ele tem um custo benefício maravilhoso. Neste caso escolha os mais simples, de plástico ou acrílico.

A única dica que dou é não passar o café muito rápido, pois o buraco do fundo do coador é grande, então pode ocorrer do contato entre a água e o café ser muito acelerado e não obter todo o sabor que você procura. Então passe a água devagar.

Prensa Francesa

A outra opção é a velha prensa francesa. Muito difícil você não ter visto uma. É uma cafeteira muito antiga e também muito vista nos cenários de café da manhã de filmes. Se você prestar atenção vai reconhecer. Inclusive vi outro dia em um desenho animado rsrs.

O preparo é muito simples. Coloca o pó de café, joga a água por cima. Espera de 3 a 4 minutos a abaixa o embolo com o filtro de metal. Pronto! Para receber pessoas em casa ou preparar café para mais gente esse método é realmente perfeito, bonito e prático.

No nosso site você encontra boas prensas francesas, com um filtro de metal um pouco melhor que a média. Além disso no site tem o coador Hario V60 e seus filtros. Aqui estão os links, caso opte em visitar a gente.

Nosso site: https://www.trocodocafe.com.br/

Terceiro passo – dica mestra para aqueles que querem realmente curtir esses cafés de qualidade


Como percebeu você pode se divertir e aprender com o café especial a sua maneira. Sem muita frescura e sem ter a necessidade de virar um expert em cafés da noite para o dia.

Café bom é o café que você gosta, preparado da maneira que você está descobrindo ou do jeito que você tem tempo para fazer. Pode tomar sozinho ou com quem você gosta. As opções e descobertas são suas : )

Mas uma coisa faz a diferença: moer o café em casa.

Moer o café em casa

Pode dar trabalho, você pode não ter tempo de encontrar o seu moedor, pode fazer um pouco de sujeira em casa. Pois é…mas isso faz muita diferença ao se dar os primeiros passos no consumo de café de qualidade.

Os motivos são inúmeros, mas vou somente listar alguns…pois você já está munida(o) das informações principais para mergulhar nos cafés especiais.

Vou deixá-la (o) com as dicas que passei até agora, depois você volta para nos visitar e saber mais e mais! Por agora você já está preparada (o).

Não deixe de encontrar seu moedor no nosso site, please!!

E aqui vão os motivos de ouro que justificam essa dica mestra de moer o café me casa:

  • Moendo o café em casa você vai ter a sensação que o café acabou de sair do pé, pois ele será mais fresco e saboroso. Como se o café fosse mais novo, mais rico em sabor.
  • Quando você vê o café em grão você vai começar a perceber quais são aqueles cafés mais bem cuidados: sem grãos quebrados, mal formados, brocados – aqueles furinhos causados por bichos. Com o tempo, só de olhar vai começar a perceber quais são os melhores cafés que você está escolhendo.
  • Maior pureza. Quando você compra o café em grão você tem certeza que não há nenhuma mistura. Como palha e outras coisas que eventualmente pode aparecer moído dentro do seu café.

Percebeu como essa é a dica mestra?

Ficou com mais dúvidas? Deixe seus comentários aqui ou no Insta!

Viste nosso site para adquirir seu café e utensílios. Continue com a gente para receber mais dicas!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!

Deixar comentário.