Quem usa o Hairo V60, o coador mais famoso do mundo, no preparo do seu cafezinho de todo dia pode até entender os motivos do seu sucesso, já que a bebida obtida por esse processo tem um sabor inigualável. Mas são poucos os coffee lovers que conhecem a história por trás dessa invenção e a trajetória da empresa responsável por sua produção.
A verdade é que as particularidades do design do coador e a origem da empresa japonesa que conquistou o mundo rendem uma boa conversa regada, claro, a um café recém-passado.
Por isso, que tal conhecer a história da Hario e descobrir algumas curiosidades sobre o seu produto mais famoso? Acompanhe:
Hario: dos anos 20 aos dias atuais
A história da Hario começa em 1921, com a produção de artigos de vidro para laboratórios médicos.
Sim, é isso mesmo: a empresa fundada na cidade de Tóquio inicialmente se dedicou à fabricação de tubos de ensaio e recipientes usados em experimentos científicos. Isso explica a origem de seu nome, que pode ser traduzido como “rei do vidro”.
Inovar para sobreviver
Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa sentiu a necessidade de expandir seu mercado e se dedicar a novos produtos. Nessa época, foi lançado um sifão de vidro utilizado no preparo caseiro do café, que é considerado o responsável por popularizar o consumo da bebida no país.
Desde então, a Hario continuou inovando e desenvolvendo produtos voltados aos apreciadores do café e ao público em geral. Entre suas invenções, estão ainda o sifão com filtro de pano, os tubos de raio catódico utilizados em alguns modelos de televisores e jarras que podem ser levadas ao freezer.
Atualmente, a sede da empresa está localizada no distrito de Nihonbashi, e a Hario continua a produzir e comercializar uma vasta gama de produtos, acessórios para o preparo de café e chá, utensílios de cozinha e lentes para automóveis.
A origem do Hario V60
Apesar de contar com uma trajetória de sucesso desde sua fundação, o produto que foi responsável por marcar a história da Hario só surgiu no ano de 2005. O coador era inicialmente produzido em cerâmica, e aos poucos passou a ser fabricado também em outros materiais (como plástico, acrílico, vidro e metal).
Hoje o produto é vendido separadamente ou em kits com coador, filtro e jarra para café.
Ainda que ele seja o método preferido de muitos amantes do café, poucas pessoas conhecem o significado de seu nome. Na verdade, o termo V60 nada mais é do que uma referência à sua angulação, que forma um vértice de 60 graus.
Diferenciais do produto
Nesse momento você deve estar se perguntando: por que o Hario V60 faz tanto sucesso? Com um design cuidadosamente projetado para extrair uma bebida de sabor único, existem 3 detalhes que podem passar despercebidos e fazem toda a diferença:
- o formato cônico permite que a água fique mais tempo em contato com o pó do café;
- as espirais na lateral do produto fazem com que o ar escape com mais facilidade;
- a abertura no fundo do coador possibilita escolher a intensidade da bebida:
- para um café de corpo leve, se usa moagem média e fluxo constante da água;
- para corpo médio, se combina moagem fina e fluxo constante;
- e para corpo intenso, o fluxo deve ser lento e a moagem, fina.
Esses três fatores influenciam no resultado final da bebida (limpa e sem resíduos) e explicam como o Hario V60 conquistou o coração dos apaixonados por café. Não é à toa que esse produto marcou a história da Hario no Japão e no mundo.
E você, já experimentou o café coado no Hario V60? Gostou de conhecer a história da Hario? Então nos siga nas redes sociais para continuar recebendo nosso conteúdo!