EduCAFÉ

Como armazenar o café corretamente em casa?

Não importa se o produto de sua preferência é do tipo tradicional, gourmet ou até mesmo uma variedade exótica: em todos os casos, é essencial saber armazenar o café corretamente. Afinal, você com certeza quer preservar suas características de cor, sabor e aroma da primeira à última xícara, não é mesmo?

Se você tem dúvidas sobre a melhor forma de conservar os grãos e o pó de café por mais tempo, veja nossas dicas para armazenar o café e descubra como garantir sempre o melhor sabor para a sua bebida:

Fique atento na hora de comprar

Antes de mais nada, é preciso saber que o café em grãos conserva melhor o sabor e aroma do que o café já comprado em pó. Além disso, por ser moído na hora, o café em grão oferece sabor e aroma mais apurados.

Por isso, se você tiver em casa um moedor de café, dê preferência aos grãos na hora de comprar.

Também é importante ficar atento à data da torra: quanto mais recente, melhor é a qualidade da bebida preparada, seja com os grãos ou com o pó.

Não se esqueça ainda que, depois de aberto, o café entra em contato com o ar e inicia um processo de oxidação, prejudicando suas principais características.

Por isso, além de saber como armazenar o café, é uma boa ideia escolher pacotes menores que mantêm o pó mais fresco e conservado. Essa é realmente uma excelente dica.

Escolha um recipiente adequado para armazenar o café

Depois de aberto, quando armazenado corretamente, o café mantém o sabor e aroma originais por cerca de 15 a 20 dias. Depois desse prazo, a qualidade da bebida começa a diminuir bastante.

Por isso, após a abertura do pacote, é aconselhável transferir o pó ou os grãos para um recipiente escuro e hermeticamente fechado, mantendo o produto protegido contra a luz e a umidade do ar.

Potes de inox que possam ser bem fechados são boas opções. O recipiente deve ser colocado em local fresco e arejado, longe de fontes de calor (como o sol ou o fogão).

Mantendo o café na sua embalagem original

Caso você não tenha a embalagem apropriada, não se preocupe. Uma boa dica é manter o café em sua embalagem original, bem fechada.

A embalagem do café em geral já vem preparada para permitir certa conservação no produto. O cuidado especial que você precisa ter é na hora de fechar.

Existem muitas embalagens de café que já vem com lacres e selos. Neste caso, utilize-os. Caso não tenha, improvise com outros lacres. O importante é deixar o café o menos exposto possível ao ar ambiente.

Depois de lacrada a embalagem deve ser colocada em local fresco e arejado, longe de fontes de calor ou cheiros fortes. 

Guarde o café em local apropriado

Grande parte dos consumidores de café guarda o produto no armário, ao abrigo da luz e do calor.

Porém, algumas pessoas preferem manter o café na geladeira, por acreditar que as temperaturas mais baixas ajudam a preservar as características e o sabor da bebida.

Existem muitas controvérsias em relação a essa prática.

Em geral não há problema em armazenar o café na geladeira, na parte do congelador, desde que observadas as seguintes condições:

  • o recipiente deve ser de cor escura e deve permanecer sempre bem fechado;
  • o pote deve ser retirado da geladeira o mínimo possível. Ao ser retirado diariamente para o preparo do café o risco de gerar umidade no próprio recipiente é alto;
  • a temperatura da geladeira deve se manter constante.

O café — tanto em grãos quanto em pó — pode absorver umidade ou odores fortes de outros alimentos na geladeira; daí a importância de um recipiente hermeticamente fechado para armazenar o produto.

Não basta escolher um café especial para degustar todos os dias: é preciso ficar atento a alguns cuidados na hora de guardar a embalagem.

Se interessou por café, seu preparo e conservação!? Visite o site do Troco do Café e encontre tudo o que você precisa.

Agora que você já sabe como armazenar o café corretamente, que tal conhecer os equipamentos para o preparo de café que você pode ter em casa? Prepare sua xícara e continue com a gente aqui no blog!

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!

Deixar comentário.