EduCAFÉ

Como limpar minha prensa francesa da forma certa?

Cuidar dos equipamentos e utensílios domésticos de uso diário é uma tarefa monótona e tediosa para a maioria das pessoas, não é mesmo? No entanto, para os coffee lovers, a limpeza rotineira do maquinário utilizado no preparo da bebida de todo dia pode se tornar uma atividade relaxante e prazerosa.

Lavar e limpar a prensa francesa, a cafeteira, o coador ou a aeropress, por exemplo, garante alguns minutos de relaxamento em meio à correria da vida moderna. Ademais, manter os equipamentos limpos e higienizados é essencial para agilizar o preparo do café e evitar que resíduos provoquem contaminação ou alterem o sabor da bebida.

Quer aprender a limpar a prensa francesa e descobrir alguns truques para mantê-la sempre pronta para o uso? Confira nossas dicas:

Limpeza rápida

Apesar de não ser recomendada por especialistas, a limpeza rápida pode ser suficiente para boa parte dos usuários da prensa francesa, desde que sejam seguidas todas as etapas do processo.

Antes de começar, é necessário remover todo o café do compartimento e aguardar que a cafeteira esteja fria. Então, basta seguir os seguintes passos:

  1. Remova todos os resíduos de pó de café do compartimento com auxílio de uma espátula ou usando as mãos (algo que não risque sua prensa);

  2. Encha a prensa francesa com água e adicione algumas gotas de sabão líquido neutro ou detergente para louças;

  3. Feche a cafeteira e pressione o êmbolo algumas vezes até que todos os resíduos sejam removidos;

  4. Descarte a água com sabão e enxague com água limpa.

Se for necessário, repita as etapas da limpeza até que a prensa francesa esteja totalmente limpa.

Limpeza completa

A limpeza rápida pode quebrar um galho no dia a dia, mas para garantir uma higienização completa é necessário ir além do enxague com água e sabão.

Existem várias formas de limpar a prensa francesa, mas o processo se inicia pelas mesmas etapas da limpeza rápida.

Depois, é fundamental desmontar a cafeteira para limpar individualmente todos os seus componentes:

  • Jarra
  • Tampa

Depois os mais importantes, que no dia a dia não limpamos da melhor maneira.

Desenrosque o parafuso que tem ao final da haste, do lado contrário que está a tampa. Então você irá separar o elemento que filtra o café, que necessita de uma boa limpeza, mesmo que eventualmente:

  • Malha/filtro metálico
  • Suporte superior da malha
  • Suporte inferior da malha

Essa segunda parte da limpeza pode ser feita:

Com esponja macia e detergente líquido

Esfregue delicadamente todas as peças e enxague com água até remover todo o sabão.

Com bicarbonato de sódio

Para limpar a prensa francesa e remover odores e partículas de sujeira, misture bicarbonato de sódio com água — apenas o suficiente para formar uma pasta. Aplique em todas as peças usando uma esponja macia e enxague com bastante água.

Com vinagre

Também é possível fazer a limpeza da cafeteira com uma mistura de água e vinagre em partes iguais. Essa solução remove até mesmo os resíduos mais difíceis.

Para finalizar o processo de limpar a prensa francesa, muitas pessoas utilizam água quente no último enxague. Esse cuidado não é indispensável, mas contribui para a higienização correta de todas as peças. Depois, basta secar todas as peças com um pano limpo e seco e guardar a sua cafeteira para o próximo uso. 

E você, já sabia como limpar a prensa francesa corretamente? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais e marque seus amigos que gostariam de aprender a conservar e higienizar a cafeteira!

Já possui sua prensa francesa? Na plataforma Troco do Café você encontra diversas marcas e tamanhos. Além de cafés com bastante corpo para um preparo bárbaro na sua prensa.

 

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!