EduCAFÉ

5 Passos para entender sobre café especial ou café gourmet

encontrar cafés especiais

O consumidor a cada dia que passa quer entender mais sobre o produto que está consumindo. Esta conscientização está levando as pessoas a deixarem de consumir aquele café do dia a dia, de supermercado, preto, extra-forte, e começarem a beber café especial ou café gourmet.

Para entender mais sobre café especial ou gourmet continue com a gente.

1. O café especial ou café gourmet é diferente do tradicional

Existe sim diferença entre o café especial e o tradicional. Veja este vídeo e saiba melhor quais são essas diferenças.

Primeiramente tenha acesso a um bom café especial e compare ao café tradicional que você toma no seu dia-a-dia. Você irá perceber que o café especial é cheio de nuances, possui uma leve doçura natural e sabor próprio.

Um bom preparo, com os utensílios certos, auxiliará na percepção das diferenças. Mas não se preocupe em assimilar tudo na primeira vez. A dica é ir experimentando, nós temos certeza que as descobertas serão interessantes. Ao longo do tempo você vai perceber que o café não se resume ao sabor de torrado ou amargo.

2.Tome café sem açúcar

O açúcar, assim como a torra escura, rouba muito as nuances e a qualidade do grão de café. Experimente tomar o seu café especial sem açúcar, pelo menos o primeiro gole, e comece a perceber melhor as diferenças e peculiaridades de cada café.

3. Experimente cafés de diferentes regiões

O Brasil é um país com uma grande diversidade de tipos de café por uma série de condições, por exemplo, de clima, solo, relevo, incidência de chuva e radiação solar. Isso afeta o desenvolvimento do fruto e seu processamento e com isso o resultado na xícara. Já ouviu falar que os cafés das Montanhas do Espirito Santo são mais ácidos, ou que do cerrado mineiro é mais adocicado? Experimente cafés de diferentes regiões ou diferentes estados.

4. Faça leituras sobre café especial ou café gourmet

O café é uma bebida amplamente difundida no Brasil e rotineiramente consumida por todos. Entretanto, não é realmente conhecido por nós.

Leia mais sobre café, sua origem, diferentes maneiras de prepará-lo. É importante conhecer os pontos mais importantes na hora de escolher seu café. Saiba daqueles que estão fazendo história como produtor e como barista. Forme sua opinião e seja mais um conhecedor desse outro lado na nossa cultura.

O blog Troco do Café e o Canal do Youtube traz muita informação interessante.

Conheça o site da Associação Brasileira da Industria de Café – ABIC, o site da Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA, siga baristas e boas cafeterias nas redes sociais.

5. Entenda a profissão de Barista

O barista é o profissional especializado em cafés. Ele conhece com prática e perfeição as melhores táticas para preparar o seu café, e acreditem isso faz toda a diferença na xícara.

O barista conhece sobre o grão que ele está preparando, tem muito conhecimento sobre cafés e métodos de preparo.  E umas das características mais interessantes do barista é que faz parte da profissão passar este conhecimento.

Vá a boas cafeterias e converse com eles…isso se eles não iniciarem a conversa antes de você!!!

Conheça nosso canal no YouTube

Nós somos o Troco do Café. Conhece a nossa plataforma? 

O Troco do Café fortalece o direct trade pois dá acesso aos produtores venderem seu café diretamente ao consumidor final. Bem como dá acesso aos brasileiros a encontrarem os produtores que estão produzindo qualidade. Viste o Troco do Café! O marketplace de cafés especiais do Brasil! Encontre tudo para ter a melhor experiência com o seu cafezinho!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!