Na hora de comprar café especial essa tem sido a dúvida mais frequente entre os novos amantes desse universo. Café moído ou em grãos, afinal, qual seria o ideal?
Para entender um pouco mais sobre essa questão, antes é importante saber do que se trata o café especial. O café especial são grãos da mais alta qualidade. Todo o processo de colheita, secagem e torra são bem cautelosos, para que nós, consumidores finais, possamos encontrar na xícara um café saboroso e com notas sensoriais incríveis. Isso torna essa bebida única e com diversas possibilidades de sabores e experiências.
Café especial em grãos
O café especial em grão possibilita utilizar a moagem em diferentes tamanhos, permitindo assim sua utilização nos mais diferentes preparos.
Se o preparo, por exemplo, for em um método onde o pó precisa estar mais fino, como um café espresso, você consegue fazer esse controle na sua casa.
Além disso, o café em grão preserva por mais tempo as características sensoriais do café, como seu cheiro e sabores.
Café especial moído
No caso do café especial já moído essa liberdade para degustação em outros preparos é um pouco limitada.
Geralmente os cafés moídos ou em pó tem uma moagem que vai da moagem fina à média. Essas são as mais utilizada para cafés filtrados. Algumas marcas de café especial vem com a opção de moagem para cada tipo de método: prensa francesa, coador de pano, moka italiana, entre outros.
Embora o café especial em pó ganhe na praticidade, o café especial em grão proporciona ao consumidor mais frescor e sabor. Isso porque a partir do momento em que o café é moído, ele começa a perder de forma mais acelerada as suas propriedades e características sensoriais.
Iniciante em cafés especiais
Se você está começando a mergulhar no universo dos cafés especiais, não restam dúvidas de que o café em grãos é o ideal.
Investir em um moedor elétrico ou manual irá surpreendê-lo positivamente. E o mais bacana: você vai começar a criar suas próprias receitas com o tipo de moagem que achar mais agradável a seu paladar.