EduCAFÉ

Como impressionar fazendo café: o que devo ter em casa?

o que comprar para impressionar uma mulher

Sem dúvida os homens sempre estão querendo impressionar as mulheres. Impressionar fazendo café surgiu como mais uma ideia interessante.

Com frequência meus amigos me procuram dizendo que vão receber a namorada, a sogra ou aquela conquista em casa, e querem dicas de qual utensílio de preparo de café eles devem adquirir para causar aquela impressão marcante!

Eu só não sei porque eles nunca me pedem indicação para impressionar o sogro, ou o cliente, rs! Não sei, homens… têm todo um universo particular. 

Enfim… No fim das contas, eles não seguem a minha primeira sugestão. Por isso vou contá-la hoje! Quem sabe algum de vocês segue essa sugestão e depois conta para nós o resultado?!

Primeiro utensilio para preparo de café que eles mais escolhem 

O primeiro utensilio de preparo de café que meus amigos acabam optando é a Moka Italiana da Bialetti. Geralmente a de 3 xícaras, nas cores preta ou vermelha.

Sem dúvida nenhuma, meus amigos têm muito bom gosto. Realmente, a Moka é lindíssima. Não qualquer uma, claro. Mas a peça em metal da Bialetti. Nessas cores, são puro bom gosto.

Além disso, elas são super práticas, o que permite que eles continuem utilizando a Moka com frequência no dia a dia. Não é incomum eu fazer uma visita e a mokinha estar despretensiosamente guardada em algum lugar de destaque na cozinha, literalmente enfeitando o ambiente e dando um ar de bom gosto ao local. Uma peça bem contemporânea, sem dúvidas.

Para reforçar o bom gosto dessa escolha, indico um café com a moagem um pouco mais grossa (próximo a um açúcar mascavo), com um pouco mais de corpo e uma torra média.

Nossa, como eles curtem o resultado!

A experiência é super bacana por dois motivos principais: primeiro, por inovar no método de preparo do café do dia a dia; segundo, por saltar do café de mercado para a experiência única dos cafés especiais ou café gourmet. 

Sem dúvidas você vai impressionar fazendo café! Eles confirmam, impressiona mesmo!

Segundo utensilio para preparo de café que eles mais escolhem

Depois da mokinha bialetti nas cores vemelho ou preta, vem a prensa francesa.

Aí fica empatado: a de 350 ml e a de 1 litro. Mas sem dúvida alguma, a de Inox da Bialetti é a preferida.

Não é coincidência a bialetti estar outra vez aparecendo. Realmente gosto muito do trabalho deles, do design das peças e também do custo-benefício.

A prensa francesa com Inox é bem bacana e bonita. A peça é mais clássica, e extremamente versátil.

Se for fazer o café para sua sogra, se prepare para dar uma de presente para ela no próximo aniversário ou no natal. Certamente você verá o olhinho dela brilhar!

Você vai impressionar fazendo café, e depois… presentando!

Para aqueles que são mais práticos, o tempo de espera de cerca de 4 minutos antes de passar o café pode ser um empecilho. Então prefira a mokinha, que é só colocar no fogo e, só de ouvir o barulho, você sabe que está pronto. 

Eu sou fã da prensa francesa. Além do preparo de café, ela pode ser utilizada para o preparo do chá. Além disso, você pode se arriscar e ir além, preparando um  cold brew, também chamado de café extraído a frio.

O café feito da prensa francesa tem uma característica única, muito aromático e com bastante óleo natural do grão de café! Com certeza também é uma ótima experiência.   

Meus amigos têm curtido muito o resultado. Passar o café na prensa é super bacana. A peça é clássica e bonita, e o café fica bem interessante.

Para aqueles menos familiarizados, a moagem a ser utilizada é a média para grossa (com uma textura próxima a um sal grosso ou aveia). Use um café de qualidade, já que o café ruim feito na prensa só irá ressaltar os defeitos da bebida.

Dica de um utensilio de preparo de café matador para ter em casa

Aqui vem o motivo de eu escrever este post, a minha primeira sugestão, que geralmente não é a escolhida, rs.

Gente, a sugestão é o moedor de café!

Mas porque você sugere o moedor?

Primeiramente, para você usar o moedor, você precisa ter em casa o café em grão.

Para a maioria das pessoas isso é diferente e sensacional. Muita gente não tem acesso ao café em grão, e ter contato com essa experiência vai despertar muita curiosidade e interesse. Com certeza irá render um bom bate papo.

O café moído na hora, convenhamos, tem outro sabor. Ele carrega o frescor, uma experiência que se compara àquela de tirar uma jabuticaba do pé. Muitos dos sabores e aromas ainda estão ali presentes, resultando em uma bebida muito mais rica e interessante.

Agora o ponto para mim que é mais marcante é o aroma. Ahhh, ele é inigualável. O aroma do café moído na hora é muito mais intenso que o café preparado/passado na hora!

A memória olfativa que resulta dessa experiência é marcante e deliciosa.

Não demora muito para o cheiro do café moído na hora se transformar no cheiro mais marcante da sua casa. Mais marcante do que o perfume que você usa diariamente!

As pessoas que frequentam sua casa, como os amigos, familiares e, bom, seu objetivo (aquela conquista!), passarão a associar você ao cheiro que sentimos ao chegar em uma boa cafeteria ou a um empório que moi o café na hora, ou aos demais lugares que têm essa prática.

Não demorará muito para aparecer associações como: “nossa senti o cheiro da sua casa quando cheguei ao sítio de fulano”. 

Acredito que essa memória olfativa e marcante do café é sensacional!

Bom, amigos, essa é a dica! Vocês concordam que é a melhor escolha? Você vai impressionar fazendo café! Até agora não foi a preferida! Rs

Claro que você encontra tudo no site do Troco do Café, se ele não existisse, não existiria essa conversa.

Gostou das dicas?! Café é assunto que não acaba mais. Há muitas questões que vamos nos deparando no dia a dia. Essa foi mais uma! 

Quer saber de mais algum tema, ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Ah, e não esqueça de assinar a nossa newsletter!  

 Conheça nossa plataforma e nosso projeto! Continue conosco!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!