EduCAFÉ

Testando tamanho e quantidade de café das cafeteiras italianas (moka)

tamanhos da moka

A moka, também conhecida como cafeteira italiana, é um verdadeiro charme. Além de ser uma peça bonita, certamente é a maneira mais fácil de se preparar o café do dia a dia.

Basta colocar a água, o pó do café, levar ao fogo e… voilá! O próprio barulho indica que o seu café está pronto.

Muito legal, muito bonita, muito prática. Mas na hora de comprar sua moka/cafeteira italiana, você percebe que há uma série de modelos, cores e, principalmente, tamanhos.

E é aí que entra a pergunta!! O que significa a quantidade de xícaras da cafeteira italiana? Qual a quantidade de café que serve cada tamanho de cafeteira italiana? Qual o tamanho indicado de cafeteira italiana para o preparo de café para uma pessoa? E para duas? O que significa 1,2,3 cups na cafeteira italiana?

Beleza. Você parte para as buscas na internet, com todas as perguntas possíveis e inimagináveis e…. nada prático e objetivo aparece no Google.

Passamos exatamente por isso. Veja o vídeo que preparamos ; ) Conheça nosso canal no youtube!

Já sabe onde comprar sua cafeteira italiana? Nossos preços são ótimos. Visite nosso site aqui: https://www.trocodocafe.com.br/moka-italiana/

Vídeo explica o tamanho das cafeteiras italianas (1,2,3 cups)

 

 

Cafeteira italiana 1 cup –  Cafeteira italiana de 1 xícara

A moka de uma xícara é muito pequena. Ela é muito bonita, fica lindíssima na estante. Ela pode ser utilizada até como decoração na sua cozinha, no seu cantinho do café ou na sua cafeteria.

Ela faz uma dose de café para ser servido naquelas xícaras bem pequenas e representa o volume de um copo de cachaça, por exemplo. Em média, a moka de uma xícara serve 60 ml de café.

Cafeteira italiana 2 cups –  Cafeteira italiana de 2 xícaras

A moka de duas xícaras também é bem pequena. Também bem fofa e linda para ser utilizada como decoração. O par, junto com a de uma xícara, chama muita atenção. Uma moka de qualidade, claro: bem construída, como as da bialetti. Ou seja, as originais, do inventor da moka, Afonso Bialetti.

Ela faz uma dose de café para ser servido naquelas xícaras de tamanho médio (menor que as xícaras tradicionais que estamos acostumados). Em média, a moka de duas xícaras serve 100 ml de café.

Cafeteira italiana 3 cups –  Cafeteira italiana de 3 xícaras

Bom, aqui já começamos a falar de uma boa xícara de café.  A moka de três xícaras serve em média 140 ml. Essa quantidade serve bem uma xícara do tamanho tradicional, e a maior parte do volume de uma caneca. Quando vai ao fogo, esquenta mais rápido e ocupa pouco espaço para guardar.

Já encontrou a sua moka? Visite nossa loja virtual. Neste link você encontra opções de cafeteira italiana: Moka.

O mínimo que você precisa saber para usar a moka ou cafeteira italiana

Compre um equipamento de qualidade e de uma marca confiável.

Não utilize um pó ou moagem muito fina. O ideal que o pó seja moído para que fique em um tamanho um pouco maior do que os furinhos do filtro metálico. A granulometria é muito parecida com a de um açúcar cristal.

No site do Troco do Café você irá encontrar café com a moagem ideal para o preparo na sua moka! 

No nosso site você encontrará diversos métodos de preparo de café e muita informação. Aproveite os conteúdos e aprenda como preparar cafés deliciosos e diferenciados!

 

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!

2 comentários

Deixar comentário.