EduCAFÉ

Como vender o meu café pela internet

Vender café online

É fato que as compras online atraem cada vez mais adeptos. Os consumidores percebem a praticidade de adquirir produtos pela internet e as vantagens dessa modalidade de compra. A grande variedade de opções e anúncios bastante informativos são uma delas. Isso faz com que o consumidor encontre produtos que atendem seus desejos e necessidades, deixando-os muito mais satisfeitos.

Por outro lado, aqueles que vendem produtos e serviços não querem ficar de fora desse fenômeno. Os vendedores querem marcar presença na internet, atendendo esse público exigente e conectado. Querem, ao fim e ao cabo, aumentar suas vendas e os resultados do seu negócio.

Para o mercado de cafés especiais não é diferente. A venda de café pela internet tem crescido continuamente. Isso pode ser comprovado pelo sucesso dos clubes de assinatura de cafés online.

Se você possui um café de qualidade e se identificou com essa situação, continue conosco que daremos excelentes dicas sobre como vender seu café pela internet!

Maneiras de vender seu café online

Hoje a internet é totalmente acessível para qualquer um, tanto para aquele que quer comprar como aquele que quer vender os seus produtos.

O grande desafio não é colocar seu produto online, pois para isso há inúmeras opções, que vão das mais simples às mais complexas. Vamos falar disso logo em seguida. O maior desafio em vender um produto na internet é fazer ele ser encontrado pelo seu cliente.

Vender café pelo Facebook

Quem pretende vender seu produto na internet, precisa se fazer presente nas redes sociais. Ter uma página no Facebook é tão necessário quanto ter um CPF ou um registro da empresa. Abrir uma conta é simples, basta possuir um endereço de e-mail.

Você pode vender seu café pelo Facebook de duas maneiras: 1) pelo seu perfil pessoal; ou 2) cadastrando uma fanpage da sua marca (recomendado!). Entretanto suas vendas ficarão restritas à sua rede de relacionamento, a não ser que você faça as divulgações bacanas e impulsionamentos pagos de maneira correta.

Este é o primeiro passo para vender café pela internet.

Vender café pelo Instagram

O Instagram é uma mídia mais moderna e prática de ser usada. Assim como no Facebook, você pode usar seu perfil pessoal ou fazer um perfil para sua marca.

Através do Instagram é mais fácil conseguir seguidores, ou seja, aumentar sua rede. Se você faz uma apresentação legal do seu café, conceito, modo de vida e maneira de cultivo, as pessoas começam a se identificar com seu produto e começam a te seguir.

O uso de hastags (#) aumenta a visibilidade das suas postagens. Aproveite esse recurso!

É muito importante que você comece a seguir as pessoas que acha que podem gostar do seu produto. Quando você começa a seguir alguém a pessoa recebe uma notificação desse acontecimento na conta dela e é muito comum ela dar uma bisbilhotada no perfil de quem começou a segui-la. Se ela gostar do seu perfil e das suas fotos, você acaba de conseguir um novo seguidor.

O Insta é muito legal para se tornar conhecido pelo seu público-alvo. É possível sim começar a fazer algumas vendas, mas a conversão (número de pessoas que entraram em contato com você para comprar seu produto) através desse meio não é a melhor do mercado.

Esta é, portanto, uma boa maneira de ampliar a presença da sua marca no ambiente digital e de vender café online.

Montar uma loja virtual para vender café

As opções para montar uma loja online são inúmeras:

  • Encontrar um profissional na sua cidade para criar sua loja virtual;
  • Fazer buscas na internet para encontrar empresas que podem montar a loja para você. Ou seja, que cuidam da segurança, atualizações, melhorias, hospedagem do site. Tudo isso a um custo mensal geralmente baixo;
  • Construir, você mesmo, sua loja virtual gratuitamente através de plataformas como o wordpressou o wix, por exemplo.

Mas aí vem a questão: como minha loja será encontrada?

Realmente não é uma tarefa fácil. Este é o maior desafio de todo empreendedor digital. Campanhas de marketing e links patrocinados no Google são alguns dos caminhos para você chegar lá.

Bom, essa é uma maneira um pouco mais difícil de vender café pela internet.

Outras dicas mais detalhadas sobre plataformas, siga este link: aqui.

Vender café pelo Mercado Livre

Mercado Livre é um shopping virtual bem conhecido pelo público brasileiro. Tem uma grande carteira de clientes e uma interface amigável.

O cadastro é simples e você não paga pelo anúncio do seu produto, apenas paga uma porcentagem do valor da venda.

O Mercado Livre é uma ótima plataforma, mas atualmente possui uma base de produtos muito ampla, além de muitos anunciantes que pagam para que seus anúncios apareçam no topo dos resultados de pesquisa. Seu produto tem certa dificuldade de ser encontrado pois compete com uma gama enorme de opções como “perfume de café”, “bota cor café” entre outros produtos que tenham palavras como “café” na sua descrição.

Esse é mais um caminho para vender café online.

Marketplace de Cafés Especiais – Troco do Café

Troco do Café é um shopping virtual voltado somente para cafés especiais e seus utensílios de preparo. A vantagem de cadastrar seu café neste site é que o público já está bem segmentado (somente quem gosta de cafés de qualidade). Outra vantagem é que não há tanta variedade de produtos para concorrer com o seu, como acontece no Mercado Livre, por exemplo.

O cadastro é simples e você não precisa pagar pelo anúncio do seu produto, paga somente uma porcentagem do valor da venda.

Além disso, os cafés passam por uma curadoria. É preciso mandar uma amostra do seu café para verificar se ele está dentro dos requisitos mínimos (ser um café especial).

Com isso, seu café terá a chance de estar em uma boa vitrine online e ser encontrado pelos seus clientes. Você não terá custos com campanhas de marketing e, mesmo assim, seu café será encontrado pelo seu público-alvo!

Conheça o marketplace de cafés especiais Troco do Café e anuncie e seu produto!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!

7 comentários

Deixar comentário.