EduCAFÉ

Equipamentos para café: dá para ter tudo em casa?

maquina de café espresso

Você adora frequentar lugares que servem aquele café delicioso? Pois saiba que não é tão difícil assim prepará-lo em seu próprio lar!

Ao contrário do que muita gente pensa, os equipamentos para café em casa não são inacessíveis. Hoje, é possível preparar você mesmo o mais saboroso café gourmet: basta adquirir os utensílios certos, escolher bons grãos e ter cuidado no preparo.

Para ajudar, daremos algumas dicas do que não pode faltar no preparo de um bom café em casa. Confira!

Principais equipamentos para café em casa

Reunir os equipamentos adequados para preparar um bom café não é nenhum bicho de sete cabeças: é só escolher os utensílio com cuidado após uma boa pesquisa. Veja a seguir quais são os mais importantes:

Moedor

Todo bom degustador de café sabe que, quanto mais recente é a moagem do grão, mais saborosa fica a bebida, não é? Então por que não comprar um moedor para ter em casa? Pode ter certeza que esse utensílio vai fazer toda a diferença!

O moedor de café é um dos principais responsáveis por garantir o sabor e aroma da bebida. Você pode escolher entre os manuais, nos quais é você quem vai ter o trabalho de moer o grão, e os automáticos, que têm uma interface simples e fazem todo o trabalho por você.

Sempre prefira aqueles com mais opções de tamanho de moagem (fino, médio, grande, entre outros tamanhos intermediários).

Coador

O coador também interfere no resultado final do café. Os mais comuns são os feitos de pano e de filtro de papel, mas qual deles é o mais eficiente?

Apesar do coador de pano ser um charme, sempre optamos pelo coador de papel por questões de praticidade e higiene. Como o café será feito pra você em casa, porém, tudo depende do seu gosto!

Máquinas de café expresso

As máquinas podem ser boas aliadas na hora de preparar e servir o café. Além de facilitar e agilizar o preparo, algumas delas também moem os grãos na hora. Há muitas opções no mercado, e por isso é importante pesquisar bem antes de escolher.

Existem as cafeteiras semiautomáticas e automáticas, então faça sua escolha levando em consideração o que será melhor para o seu dia a dia. Além disso, você precisa observar quais são as facilidades de lavagem de cada uma delas.

Equipamento de torrefação

Se resolver torrar os grãos em casa, você atingirá um outro patamar na preparação do café! Afinal, a torra é outro momento que interfere no sabor e no aroma da bebida.

Mas calma! Não é necessário comprar uma máquina de torra cara e enorme: você pode torrar os grãos no fogo, usando as tradicionais bolinhas de ferro. Hoje, já existem máquinas de torra pequenas, práticas e com preço acessível . Caso você opte por uma dessas, é necessário comprar os grãos ainda verdes.

Agora, você deve estar pensando em quanto gastará para comprar todos esses equipamentos para a sua casa, certo? Pois fique calmo: eles não são tão inacessíveis assim! Pesquisando bem e comparando preços, você pode achar os utensílios de sua preferência por um valor bem em conta.

Outra possibilidade é comprar os equipamentos de segunda mão. Nesse caso, é necessário analisar tudo com cuidado para não cair em uma furada e acabar comprando produtos de má qualidade. E para garantir um café impecável, não deixe também de conferir os erros mais comuns no preparo da bebida!

Se você é um amante de bons cafés e adora as opções mais gourmetizadas, adquirir equipamentos para café em casa é um ótimo começo para compreender melhor o preparo dessa bebida. Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e marque os amigos que também apreciam um bom cafezinho!

Nós somos o Troco do Café.

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!