EduCAFÉ

Livros sobre café: 5 títulos para quem é apaixonado por café!

Não é de hoje que o café arábica desperta o interesse de muitas pessoas e conquista uma legião de fãs. Por causa disso, livros sobre café nos fazem viajar e conhecer mais sobre essa bebida tão apreciada no mundo todo, já que nos possibilitam conhecer desde sua história até receitas e dicas de como prepará-lo.

Os amantes de café não ficam sem ele um dia sequer. Seja ao acordar ou antes de enfrentar um longo dia de trabalho, a bebida está sempre presente.

Por isso, trouxemos este post com 5 títulos de livros sobre o café para os apaixonados por este produto aprenderem mais sobre o tema. Confira e escolha já o que acrescentar à sua lista de leitura!

1. Brasil: do café à indústria, de Roberto Catelli Jr

Esse livro, lançado em 1992, traz a importância do café na indústria brasileira.

O processo de industrialização no Brasil começou a partir de 1880 com a cafeicultura paulista, que foi o que moveu a economia nacional no século XIX, até 1929.

O autor, ainda, aborda as transições para o trabalho livre no país, centrando-se no processo conduzido pelos paulistas, reunindo as histórias do café e da indústria em um só livro.

2. Café, de Carlos Andreotti

A crônica assinada pelo escritor Luís Fernando Veríssimo abre o livro, do ano de 2012, que traz a história do grão, desde o plantio ao beneficiamento.

Além disso, há uma seção com análise do mercado feita por Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), e outra com resenhas de cafeterias do Brasil e do mundo.

Para fechar com chave de ouro, o livro reúne 100 receitas assinadas por chefs e baristas. Essas têm o café como ingrediente de destaque em preparações diversas e inusitadas, que vão de pratos salgados e doces a drinks.

3. O mercador de café, de David Liss

O romance escrito pelo escritor americano e lançado em 2009 traz a história do personagem Miguel Lienzo — um negociante do açúcar — e se passa em Amsterdã, no século XII.

Com as reviravoltas do mercado, Miguel perde todo o seu dinheiro e decide apostar em um novo e exótico produto: o café.

Sua estratégia de alcançar o novo mercado confronta os poderosos comerciantes judeus, o que faz com que ele descubra que as pessoas são capazes de tudo por dinheiro e lucro.

4. Sou barista, de Concetta Marcelina e Cristiana Couto

O livro, que foi lançado em 2013, tem como desafio atender a demanda de baristas qualificados, destacando pontos importantes do trabalho, e também características fundamentais para preparar uma boa bebida.

Para isso, as autoras abordam desde o plantio do grão até a comercialização no Brasil, passando pelos processos de cultivo, colheita, moagem, torrefação e preparo do café.

Ainda é possível aprender dicas importantes sobre frescor, torra, pressão, temperatura e higiene, que são características essenciais para se obter uma bebida perfeita.

O livro é ideal tanto para quem já exerce a profissão quanto para quem ainda está iniciando na área e quer começar a preparar cafés deliciosos.

5. Café com suas Receitas, de Giuliana Bastos

O Dicionário Gastronômico Café com suas Receitas é uma verdadeira aula sobre o café em forma de livro, com suas 173 páginas dedicadas a falar sobre a bebida.

Com lançamento no ano de 2009, apresenta toda a história e a cultura do grão, organizadas em verbetes que vão de A a Z, o que facilita a leitura e o acesso às informações.

Além disso, essa enciclopédia traz várias técnicas de preparo e receitas de pratos salgados, sobremesas e drinks que utilizam o café como estrela.

Como vimos, há uma gama de livros sobre café que explora esse universo das mais variadas formas. Assim, os apaixonados pela bebida podem conhecer mais sobre ela e estreitar, ainda mais, os laços com esse tão irresistível grão.

Quer saber mais sobre as novidades do universo do café? Então, siga nossa página no Facebook e fique por dentro!

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!