Você e o Café

O charme do coador de pano

café e o coador de pano

Como todo barista, extremamente rigoroso com o preparo do café, nunca havia ousado preparar um café especial com filtro de pano.

Em um período de muitas transformações em minha vida passei um mês na casa do meu pai. Os meus métodos de preparo estavam empacotados na minha mudança ou emprestados a amigos. Eu tinha café, mas só em grão. E ainda, sem ter como prepará-lo.

Eis que meu pai liga, voltando das suas viagens rotineiras a Piumhi-MG, e avisa que comprou um café para mim. Segundo as palavras dele “deve ser bom pois é 80 reais o quilo, mas quem toma café nesse preço??”

A xicrinha esmaltada

Chegou o café, escolheu moído claro, pela primeira vez senti alívio ao ganhar um café moído. Abri o pacote, me alegrei com o aroma. Achei na casa um daqueles conjuntos lindos de xicrinha esmaltada com coadorzinho de pano, aquele de dose para uma xícara. Mais uma vez me animei com uma situação improvável!

Fervi a água filtrada, escaldei o filtro de pano, coloquei duas colheres do café presenteado. joguei um pouquinho de água para fazer a pré-infusão. Isso permite que todo o pó do café encontre a água, depois passei o resto!

 Humm!! Que ótima fragrância!

O barista baixa a guarda

Baixei minha guarda de barista. Respirei, provei e pensei, poxa que legal! Que sabor gostoso! E repeti aquela receita até minha temporada ali naquela casa acabar, ou melhor, um pouco antes pois o café acabou!

O café que vem já moído, passado no filtro de pano, não é o meu café do dia a dia. Mas amei aquele café durante todo o mês.

Depois dessa experiência, para as visitas que recebo em casa, dentre vários métodos de preparo que eu tenho, esse virou mais uma opção de escolha.

Muda só um pouquinho

O coadorzinho pontua um bate papo de simplicidade, muitas vezes nostálgico, de gente que gosta das origens, gosta de mudança, mas só um pouquinho.

Gente que gosta de recorrer ao passado com frequência para entender o agora e que tem uma experiencia impressionante de vida.

O café que já vem moído; passar em coador de pano; pode diminuir muito a qualidade do seu café especial. Por isso, não recomendamos isso. Mas recomendamos a quebra de barreiras, entender o momento e enxergar a beleza das coisas simples.

Enfim, aproveitar as boas experiências que o café e a vida podem trazer.

Essa foi minha colaboração ao Troco do Café . Você também pode colaborar na categoria do blog Você e o Café.  Entre em contato, compartilhe.

Conheça o canal do Troco do Café no YouTube

 

Sobre o autor

Laila Agresta

Empreendedora, apaixonada por desvendar novos sabores e lugares. Se impressiona a cada dia mais com o café e todas a pessoas envolvidas nesta cultura. Em paz, sempre em busca de algo que a leve para o próximo nível, seja de auto-conhecimento, seja de potencial de modificação das coisas, seja no entendimento daquilo que realmente importa.