EduCAFÉ

O que é um café Bebida Mole e um café Bebida Dura?

Café bebida mole

Você sabe como é feita a diferenciação entre um café bebida Mole e Dura?

As características e diferenças entre a bebida mole e a bebida dura são previstas em uma legislação específica: na Instrução Normativa nº 8 de 2003. Essa instrução foi estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mas fique tranquilo, pois vamos simplificar para você o que ela diz!

A diferença toda está na presença (bebida mole) ou não (bebida dura) do açúcar natural da fruta na bebida.

Por que a bebida dura não apresenta a quantidade natural de açúcar?

No café bebida dura não se encontram todos os açúcares que deveriam ter sido formados no processo de maturação. Esse processo de maturação ocorre quando a fruta passa do estágio de verde para maduro e, quanto mais madura estiver a fruta e quanto melhor for o seu processamento, mais doce fica a bebida.

Depois disso é importante respeitar o processo de torra, ter todos os cuidados na torrefação para que o açúcar presente na fruta madura continue e seja repassado para a xícara.

Como é possível sentir a diferença entre a bebida dura e mole na degustação do café?

Não é difícil perceber a diferença entre um café bebida dura e um café bebida mole.

O café Bebida Dura apresenta um gosto similar ao gosto de uma banana ou manga verde, por exemplo. Ou seja, quando apreciamos esse tipo de café a língua fica seca, adstringente, há uma certa aspereza no sabor.

Já o café Bebida Mole apresenta a doçura natural da fruta, conferindo suavidade à bebida. Essa doçura só é capaz de ser sentida, como vimos, graças ao processo de torra adequado.

É justamente por esse motivo que se recomenda que não seja adicionado açúcar aos cafés de qualidade (que normalmente são classificados como bebida mole!), para que seja possível sentir a doçura natural do café.

Encontre cafés bebida mole direto do produtor na plataforma Troco do Café.

Quer saber mais sobre o café bebida Mole e Dura e diferença entre os dois? Confira esse vídeo imperdível com o Gláucio Fonte Boa, da Savassi Agronegócio:

Sobre o autor

Troco do Café

Troco do Café é um projeto com o objetivo de facilitar o acesso aos cafés de qualidade produzidos no Brasil!