O café é uma das bebidas mais consumidas do mundo e é apreciado por grande parte da população brasileira. Você já deve ter ouvido falar que essa bebida que aquece a alma e espanta o cansaço pode ser dividida em café especial ou café gourmet e café tradicional.
Você sabe qual é a diferença?
Se não conhece a diferença, não se preocupe! Confira o vídeo do Eduardo Portuga da Kaffa Torrefação e Cafeteria!
As diferenças
O café especial obedece a diversos critérios, seja na produção, no seu processamento, na prova do café, que é bastante rigorosa, que influenciam a qualidade da bebida que chegará ao consumidor final.
A prova de um café especial segue uma metodologia muito mais rigorosa do que a do café tradicional. Essa metodologia foi criada por um organismo, denominado SCAA (Specialty Coffee Association of America), que gera uma pontuação de 0 a 100.
Sendo que, na denominação do SCAA, ficou definido que um café de 80 pontos ou mais se enquadra como um café especial ou café gourmet.
Ou seja, é realizada uma prova do café conforme a metodologia descrita pelo SCAA, resultando em uma nota que define o café como especial (ou não).
Então a única diferença é a nota dada ao café?
Não é só a nota que os diferencia. O café especial precisa de alguns cuidados extras. Um exemplo disso é a necessidade de ser pensada uma curva de torra em cima do café, a fim de extrair toda as suas qualidades e características.
Uma boa torra baseada em uma curva adequada garante que o barista possa extrair o melhor café e que o consumidor possa sentir e apreciar os gostos florais, achocolatados, a acidez cítrica e tudo mais que um café de qualidade pode oferecer.
Já o café tradicional, ou commodity, é aquele torrado pelas grandes empresas, que fazem os blends do arábica com o conilon, até obter o produto desejado. Esse café se caracteriza por uma moagem muito fina e uma torra bem escura, sendo comumente conhecido como o café preto do dia a dia, onde são ressaltados somente o amargor.
Para o produtor é diferente?
Para o produtor também é muito diferente. O café especial é produzido em menor quantidade, mas dá muito mais trabalho no processo produtivo. Ele exige cuidados desde o desenvolvimento da planta, na colheita, no pós-colheita, tudo até chegar a torra. Por esse motivo, o café gourmet agrega muito mais valor ao produtor e ao comércio.
E aí, já experimentou um café especial? Conseguiu perceber a diferença no sabor? Compartilhe sua experiência nos comentários! Encontre cafés especiais na plataforma Troco do Café. Além do mais os métodos para melhor prepará-lo!
Para saber mais, veja o vídeo com o Eduardo Portuga da Kaffa Torrefação e Cafeteria!
Nós somos o Troco do Café. Conhece o nosso site?
O Troco do Café fortalece o direct trade pois dá acesso aos produtores venderem seu café diretamente ao consumidor final. Bem como dá acesso aos brasileiros a encontrarem os produtores que estão produzindo qualidade. Quer saber mais sobre café direto do produtor? Não deixe de ler este post aqui!
Viste o Troco do Café! Encontre tudo para ter a melhor experiência com o seu cafezinho! Grande variedade de métodos de preparo de café especial!
Boa tarde, tenho vários lotes acima de 84 pontos, café com fermentação controlada uniforme, café natural, estão descansando, produzido 1250 m de altitudel.
José augusto
Serra do Salitre,mg
augustosolguimaraes@gmail.com